quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Pensando Sobre Matemática #71 - A Olimpíada Internacional de Matemática de 2017

Pra quem não sabe, isso realmente existe


Eu até peguei a imagem deles.

Então... No meu trabalho eu tenho uma segunda pessoa pra falar bastante sobre matemática e a gente meio que se lançou um desafio. Estamos tentando resolver os problemas da olimpíada internacional de matemática de 2017. Todas as provas estão disponíveis no site deles e ao que eu vi ela parece ser de nível pelo menos médio. Apesar de que eu usei conceitos em algumas questões que eu só fui aprender na faculdade.

Enfim, se vocês forem fazer, tenha matemática de nível superior que vai ajudar bastante.

A prova é muito difícil, especialmente porque pra resolver as questões você precisa matar o pulo do gato, e geralmente esse pulo do gato só aparece depois de você matutar bastante na questão. Claro que se você já for um matemático experiente ou já estiver acostumado com a prova, certamente vai ter uma noção melhor do que fazer nas questões oferecidas.

Voltando a questão do "desafio". A olimpíada tem 6 questões, Eu acredito que eu consiga resolver 4 dessas 6 questões. Uma delas eu tenho uma noção do que fazer, mas tem outra que eu não faço a mínima idéia. Eu vou tentar resolver essas questões ao vivo no Symsoup. Provavelmente serão posts bastante longos pois o raciocínio completo é bastante extenso, apesar de tudo depender do pulo do gato.

Tenha em mente que essa coisa já ocorreu a muito tempo e quem fez e tirou primeiro lugar(Coréia do Sul) só tinha aquele ia pra resolver as 6 questões. O cara foi lá, resolveu e provavelmente resolveu ainda mais rapido que todos os outros. E o esterótipo, apesar de feio, é verdadeiro. Os asiáticos estão na frente em matemática. O ranking também ta no site da IMO.

Então fiquem ligados que eu vou fazer isso ainda esse mês! Esse post foi só o kickstart!

Imagem:
https://www.imo-official.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário