quinta-feira, 15 de junho de 2017

Pyramid Head

Outro dia eu tava discutindo sobre esse malandro aí.


Vamos falar um pouquinho desse cara muito doido.

E como tudo em Silent Hill, nada é explicado até o final no jogo, nem pelos criadores Obviamente todos nós sabemos que essas pontas soltas são propositais pra poder gerar essas polêmicas mas enfim.

Pra falar a verdade eu nunca joguei Silent Hill o suficiente pra falar sobre ele, mas ele é um personagem tão icônico na cultura gamer que é quase impossível ser um jogador e nunca ter ouvido falar sobre essa criatura. A razão não e tão complicada de se entender, o jogo se passa num lugar todo escuro e cheio de névoa. Vem um malandro com uma cabeça de pirâmide com um facão do teu tamanho, obviamente você vai ficar severamente preocupado.

Esse cara é naturalmente controverso, como tudo no diabo do jogo. Na verdade boa parte da explicaçao sobre ele já existe. Ele é a manifestação do desejo de punição do personagem de Silent Hill 2, James Sunderland. O Titio Pirâmide na verdade é o executor de Silent Hill, aplicando as punições necessárias de acordo com a necessidade dos personagens que vão pra lá.

Eu não vou nem considerar as coisas que eu falar sobre o Pyramid Head como spoiler porque Silent Hill 2 é um jogo muito véio. Qualquer coisa você lê tudo sobre o PH na wiki de Silent Hill. O grande lance é que o rapaz aí na verdade ele auxilia o personagem principal a progredir não só na história como também na vida, tentando revelar a verdade.

E ai que entra os problemas né porque se você der mole no jogo ele vai lá e créu. O comportamento do Pyramid Head é extremamente violento não só fisicamente como sexualmente, uma vez que ele estupra basicamente tudo quanto é monstro que passeia por lá. E aí que as coisas começam a se complicar porque se ele está lá como agente punitivo, porque diabos a violação sexual até dos monstrinhos?

A primeira coisa que a gente percebe é que o criador do jogo trata o estupro como uma forma de punição. Então o que parece é que ele está punindo as próprias criaturas de Silent Hill. Outras teorias apontam esse comportamento a uma frustração sexual do James, até porque, algumas vezes é mencionado que o PH é apenas a manifestação do lado negro dele.

Tudo fica ainda mais distorcido na volta do Pyramid Head nos outros jogos porque não tem mais o James, então o Pyramid Head passa a ser algo superior. Passa a ser a manifestação da vontade da punição dos personagens que geralmente estão se culpando por alguma coisa.

No final das contas não dá pra dizer exatamente o que diabos é o PH, espeialmente porque existe, no entando, alguns comportamento pontuais como a proteção a Alessa Gillespie que é um dos personagens centrais da trama da série.

E você? O que você acha que é o PH? O bicho papão ou o guardião de Silent Hill?


Imagens:
https://www.giantbomb.com/pyramid-head/3005-2442/

Nenhum comentário:

Postar um comentário