sábado, 20 de maio de 2017

Polêmica #68 - Ditadura

Vamos falar sobre uma coisa que todo mundo diz odiar.


Aquilo que geralmente é praticad diariamente em proporções menores.

Pois é, a galera diz que a democracia é a coisa mais linda, mas em alguns casos ela não funciona. Há uma série de razões possíveis, mas a verdade é que ela falha, e infelizmente a solução para os casos onde ela falha está justamente na sua maior inimiga, a ditadura.

Antes que vocês comecem a jogar pedras sobre eu estar defendendo a ditadura, eu sei dos inúmeros problemas que a ditadura traz. Só segura um instante e vai pela filosofia da coisa.

Ditadura e Democracia são duas formas diferentes de tomada de decisão em grupo. O conceito é particularmente simples. Na Democracia, todos discutem para que a decisão seja tomada em comum acordo, enquanto na Ditadura a decisão é tomada por um pequeno grupo independente da vontade do restante da população.

Olhando por esse lado a Democracia seria a opção perfeita. A opção perfeita em um mundo particularmente utópico onde as pessoas são maduras o suficiente para aceitar a opinião de outras pessoas, e maduras o suficiente para terem certeza daquilo que querem. O que geralmente não acontece na humanidade.

A Ditadura acontece quando um pequeno grupo de pessoas toma as decisões pela maioria, independente da razão. Não importa se elas estão tomando a decisão por por possuírem mais experiência de vida, mais escolaridade, ou se simplesmente foram escolhidos por alguma espécie de processo.

É particularmente complicado de aplicar a democracia. O que a maioria dos países fazem é simular uma democracia escolhendo representantes de suas vontades através de eleições. A justificativa para isso ser uma democracia é que o representante é escolhido pelo povo e não por uma minoria. Na minha sincera opinião não faz diferença nenhuma, mas tudo bem.

Mas na maioria dos casos nós vivemos ditaduras. Qualquer espécie de estrutura hierárquica, é um gerador de ditadura. A relação professor aluno muitas vezes é ditatorial, e faz bastante sentido pois a hipótese inicial é de que o aluno sempre sabe menos do que o professor. Sabemos que isso não é sempre verdade, mas geralmente é assim e faz sentido que seja. Uma criatura que não tem capacidade de discussão sobre um assunto, não deve estar discutindo, e sim estudando.

A grande crítica que existe acerca da ditadura, geralmente estão relacionadas aos métodos de controle que geralmente são utilizados pelos governantes. A minha pergunta é se realmente todo esse maquinário é necessário para sustenar uma ditadura. A censura da mídia é uma sanção muito pesada para a população e geralmente aumenta a probabilidade de insurgência, gerando as revoltas que derrubam os governos.

A relação entre pais e filhos é frequentemente ditatorial, e espera-se que continue assim. Não é esperado que uma criança de 7 anos queira discutir sobre a tomada das decisões da sua vida com um adulto que já teve muito mais experiência.

A ditadura não vem para definir o modelo econômico de um país, nem significa a proliferação da maldade. Ela apenas deixa as decisões de um grupo nas mãos de uma minoria..

E antes que vocês me apedrejem novamente, afinal, se  mundo é democrático qual seria o problema de uma pessoa apoiar a ditadura?


Imagens:
http://www.gilda-unams.it/Federazione/images/stories/dittatura.jpeg

Um comentário: