quinta-feira, 27 de abril de 2017

Polêmica #67 - Precisamos de Burocracia

Burocracia. Essa palavra por si só já inspira um certo ódio.


Tipo essa mesinha aí. Só de vê-la, sinto ódio.

Pois é. Hoje a polêmica está se referindo aquele termo que já foi cunhado com um sentido mais pejorativo. Burocracia. Esse conceito está presente nas nossas vidas sempre que a gente não consegue alguma coisa por causa de alguma política ou protocolo. Obviamente qualquer coisa que embarreire a gente vai ser visto com maus olhos né.

Mas qual é a a mesinha? A mesinha na verdade é uma brincadeira com a etimologia da palavra. burocracia vem da palavra francesa "bureau". Quando junta com o outro radical grego "kratos", se torna bureaucratie. Kratos significa poder, e quem jogou God of War deve ter uma noção disso. Já bureau... Bureau significa escritório em francês.

Sim, no caso isso é uma escrivaninha né. Não uma mesinha.

Legal, mas é aquela coisa né. A burocracia fica retardando o Brasil, impedindo que as pessoas sejam capazes de fazer a coisas necessária para elas mesma e para o desenvolvimento do país. Se a gente tivesse menos burocracia tudo ia ser mais fácil e a gente evitaria todos os problemas do Brasil e - por que não? - do mundo.

Imagina só você não ter que preencher uma papelada gigantesca pra poder abrir uma empresa! Você simplesmente vai lá, abre e pronto! Acabou. Não precisa nem ir lá na verdade. no máximo ir no banco pra poder pegar aquelas maquininhas pra aceitar pagamento em cartão e fim de papo. O dinheiro vai direto na sua conta corrente e ninguém precisa se preocupar com nada.

Na verdade agora é que os problemas começam porque alguém precisa se preocupar com isso sim. E falando de empresas, o sujeito preocupado com isso é o poder público e a junta comercial, mas isso pode ser reduzido para um contexto bem menor, como uma pessoa tentando entrar em um edifício que exige identificação e aí pede para você mostrar a identidade. A sua mera presença não é o suficiente para mostrar que você existe?

Então... Teoricamente sim, mas se você pensa de uma forma menos ingênua você vai notar a quantidade de problema que não pedir uma identidade poderia acarretar nesse processo de identificação. Em outras palavras, a burocracia aparece justamente para minimizar a quantidade de problemas que poderiam acontecer caso ela não estivesse presente. Muitas vezes você precisa ser capaz de identificar as pessoas, por exemplo, para poder acessar uma conta de um banco. Outros tipo de políticas podem existir também como a necessidade de um produto possuir determinada características, por exemplo sabonetes neutro terem PHs próximos de 7 com um desvio pequeno como 0,2.

Mas por que? Não seria mais fácil as pessoas simplesmente fazerem as coisas de acordo com o que foi combinado/dito? Tecnicamente sim, porém não é bem assim que a banda toca pois, esse combinado muitas vezes gera restrição e responsabilidade que é algo que as pessoas geralmente não estão afim de receber. Por causa disso as coisas começam a ficar chatas e... burocráticas.

Imagine um banco. O produto basico do banco é empréstimo e ele ganha dinheiro aplicando juros. Se um banco começa a emprestar dinheiro para pessoas que supostamente querem abrir negócios, ele tem que receber retorno desses negócios mais tarde através dos juros, mas e se as pessoa estiverem pegando essa quantia de dinheiro para comprar TVs led de 555 polegadas? O banco não quer emprestar dinheiro para esse tipo de pessoa porque ele não vai ter retorno, memo que seja capaz de vender a televisão de 555 polegadas que ele provavelmente virá a confiscar do indivíduo que fez essa gracinha.

E aí por causa dessas coisas acontece a burocracia. O problema é que quanto mais burocracia se adiciona em uma coisa, ela pode começar a se tornar burrocracia. A coisa fica tão engessada que não consegue andar pra frente. Se torna notório que a burocracia passa a ser necessária mas que existe o problema de saber até onde vale a pena adicioná-la.

O próprio blog possui uma série de burocracias que realmente não aparentam ser muito chatas. Até então tudo tem fluido bem legal. Até você é burocrata quando se nega a fazer uma coisa pra alguem depois de quebrar muito a cara.

Imagens:
https://www.delamaison.fr/les-bureaux-c-68_154.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário