domingo, 19 de março de 2017

Hardcore Devel #67 - Design para Usuários

Recentemente estou fazendo um curso de Design pela edx.org.


Esse jogo, que nem foi concluído, por exemplo, é um péssimo exemplo de Design.

Design é coisa séria. Um bom desenho de um produto geralmente é a diferença entre o uso masivo do mesmo ou não. Quase todos os objetos que possuímos possui algum tipo de estudo de design para tal, desde uma porta até o dispositivo que você está usando para ler esse artigo. Todo o bom design tem uma série de referências que suportam o bom resutlado do mesmo. Design não é algo feito por pura criatividade.

Até os textos do Symsoup tem o seu Design. Se você parar pra olhar, os textos que eu escrevo tem essa característica. A primeira parte é apenas uma chamada para o resto do texto e eu tenho dua razões específicas para isso. A primeira é a que eu não quero ler algo que eu não esteja interessado, então as primeiras informações devem me dar alguma informação sobre aquilo que eu vou ler.

A seguna razão é uma questão de tamanho. Colocar muitos texto muito grandes, faria com que as pessoas demorasem demais para navegar pelos textos para procurar algum que os interessa. Pode não ser a melhor escoha de Design para um blog, mas foi a escolha que eu fiz devido ao padrão que a maioria dos blogs adota. Se você observar a maioria dos blogs, eles não possuem grandes textos como o meu. Basicamente cada post é uma imagem com algum comentário do dono ou algum vídeo com algum comentário.

Parte da estética da página foi feita pela minha esposa, e acho que eu já falei sobre isso antes. E tudo isso tem conceitos por trás. Não foi tudo escolhido ao acaso.

O que eu estou achando interessante desse curso de Design, é que ele é mais focado no usuário do que na questão de programação em si, o que é bastante esperto. A escolha do Design está diretamente associada com o público que você quer atingir. O que é interessante é entender mais elementos sobre a percepção que as pessoas tem para fazer melhor aplicações.

Eu cetamente tentarei aplicar esses raciocínios nos meus projetos. Assim que eu voltar a colocar a mão neles.

O estudo sobre os usuários fizeram algumas peculiaridades emergirem. O F dourado é um os melhores exemplos que existem. A regra do F dourado explica que se você chegou até esse ponto do texto, você realmente está interessado, ou está com muito saco para ler isso. Nós tendemos a ler as coisas sempre de baixo para cima e sempre da esquerda para a direita, a não ser que você esteja lendo um mangá.

E geralmente a gente não tem saco para ler tudo. Até porque toda a idéia principal de um texto se encontra nos primeiro parágrafos, e o resto é fundamentação. Eu basicamente dei a idéia inicial do texto quando disse que Design é coisa séria. O resto é basicamente eu tentando te convencer de que eu estou certo.

Só não sei se eu realmente consegui isso.

Ah sim, deixar pontas soltas pode ser ótimo em alguns casos, mas em outros é uma tremenda falha de design.

Nenhum comentário:

Postar um comentário