sexta-feira, 10 de março de 2017

Gamer Objectives #3 - Secret of Mana

Aeowlz! Mais um pra ganhar o OK na lista!


Um jogo da Square. Secret of Mana. Também conhecido como Seiken Densetsu.

Legend of Zelda, Oracle of Ages/Seasons - Ok
Dragon Warrior III - Ok
Secret of Mana - Ok
Ninja Gaiden I
Ninja Gaiden II
Ninja Gaiden III
The 7th Saga
Valkyrie Profile
Final Fantasy III
Breath of Fire II
Captain Claw
System Shock II

E como eu geralmente faço, logo em seguida temos a resenha!

Então. Secret of Mana é um jogo cujo foco não é no jogo em si, mas na história. Na verdade o enredo é bastante linear, então eles vão tentar chamar a atenção nas histórias paralelas que existem, que na minha humilde opinião foram as coisas que deram sabor ao jogo.

Vamos lá. A parada é meio forçada. O malandro cai da cachoeira. Pra poder voltar pra casa ele precisa passar pelo mato. O cara pode arrancar mato com a mão, mas não, tem uma espada coincidentemente crava ali no toco de árvore, então ele vai é pegar essa espada e abrir caminho pelo mato.

Nesse meio tempo já tem umas assombrações perto da espada falando pra pegar logo porque o bicho vai pegar. Cara, se eu vejo que tem assombração perto da espada que ta no toco eu lá vou meter a mão naquele bagulho? Beleza, ele pega a espada pra voltar pra casa. Aí os bichos começam a aparecer, só porque ele tirou a espada do toco.

E bom, agora que vocês ja sabem que ele pegou a espada, já sabem que ele é o escolhido que vai ter que dar um jeito no bagulho. Acontece um plot twist no finalzão do jogo, mas a princípio tudo o que o personagem principal tem que fazer é meio forçado. A ajuda que ele recebe também é meio forçada, ninguém tem uma real razão pra auxiliar o cara, ou pelo menos assim eu penso. Vai que você jogou e viu algo diferente, né?

Ok, já discutimos a história, com alguns spoilers, claro, então vamos falar um pouco sobre questões de jogo.

A jogabilidade de Secret of Mana é promissora porque ela utiliza um estilo de combate ativo-passivo. Então você é responsável(parcialmente) por bater nas coisas e desviar delas. E ainda tem uma inteligência artificial que controla outros dois personagens do seu grupo. Isso seria muito legal se não fosse, as vezes, problemático. Veja bem, cada golpe dado gasta a energia toda do personagem. Você tem que esperar carregar a energia toda de novo pra poder dar um golpe que cause algum dano. A decisão de jogo se torna óbvia. Apenas ataque quano sua energia estiver carregada;

Só que isso gera alguns problemas porque você não pode combinar ataques nos inimigos sem antes saber o tempo em que eles estão vulneráveis. Se você atacar um inimigo quando ele está invulnerável, sua energia vai toda pro espaço. Ah, sim, você fica vulnerável o tempo todo então se a galera começar a juntar, é bem capaz que você morra por não conseguir revidar.

Os menus são meio confusos, então demora um bocado até você se adaptar e descobrir no que você está mexendo. O botão principal não é o A, e sim o B, que é bastante estranho porque destoa do padrão(Não que você não possa configurar), e não existem outras táticas de batalha como itens específicos além de armas de ataque a distância.

Eu não sei se foi o meu caso apenas, pois chegou um determinado momento do jogo que os meus personagens estavam muito fortes, então derrotar qualquer chefe não era mais desafio. Era particularmente fácil. Bastava descobrir qual é o ponto fraco elemental e tudo se resolvia. A magia de cura, que só a tia loira usa, cura vida pra caceta.

Eu gostei de algumas histórias paralelas que tem no jogo mas a idéia principal ficou fraca. Também não curti muito a jogabilidade, mas tenho que reconhecer o esforço dos programadores em criar um sistema de combate ativo particularmente complexo como o de Secret of Mana que junta elementos numéricos com a habilidade do combate ativo. A idéia é promissora, tanto é que esse esquema de combate que mistura passivo e ativo aparece em quase todos os jogos atuais.

Mas fora a questão da jogabilidade, não vejo muito mais razões para terminar Secret of Mana.

Imagens:
http://mana.wikia.com/wiki/Secret_of_Mana

Um comentário:

  1. Parece a jogabilidade do Child Of Light, pelo menos o que você falou sobre o sistema de luta.
    Jogos com muita história não dão certo comigo, eu acabo matando tudo com um golpe só.

    ResponderExcluir