quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Hardcore Devel #65 - Passos de Programador

Pessoas que trabalham com TI certamente pararam pra desenvolver alguma coisa na vida, nem que seja um maldito "Hello World".


E obviamente deram de cara com muitos erros pela sua vida.

Eu sou uma dessas pessoas. Na verdade eu comecei a programar no início da faculdade e tomei gosto pela coisa. A princípio eu só queria desenvolver jogos mesmo, mas minha mente acabou se expandindo e eu comecei a captar diversas outras possibilidades para a programação de computadores.

Programar é uma tarefa nobre, porque programas são a razão da criação de computadores em primeira instância. O computador é uma máquina que foi criada para fazer aquela tarefa que o ser humano não tem talento nenhum pra fazer: Repetição.

Repetição de tarefa é um saco. Já viu aquela galera que não sabe formatar bem um documento no Word e vai identando os parágrafos apertando o "tab". Imagina o trabalho que esse cara tem pra tirar todos esses "tabs" do diabo do documento que ele passou uns 3 dias escrevendo. É abissal. E é aí que a programação vem ao socorro.

E, bom, quando você começa a programar, duas coisas acontecem: Você começa a adquirir a sintaxe das linguagens de programação na sua memória, e você começa a salvar os projetos de programação que você fez na sua vida, independente de quando. Eu tenho o meu primeiro jogo salvo até hoje. Obviamente parte disso se perde, mas tem muitas coisas interessantes que estão guardadas.

E quando você menos espera, você precisa delas. Se não precisar dos trechos de código em si, você precisa pelo menos do conceito das coisas. É muito difícil você pegar um código e criar tudo do zero mesmo. A gente sempre começa por algum lugar, e vai agregando o conhecimento de outras pessoas e inserindo no nosso próprio código fazendo as modificações necessárias.

Escrever código, em parte, é tão repetitivo quanto uma tarefa normal do computador. Não é a toa que existem geradores de código para os mais determinados fins(Apesar de eu ser completamente contra eles). Apesar de ser uma grand junção de conceitos já existentes, programar ainda é uma arte. Assim como a arte se vale de diversos conceitos de outros artistas, assim também é a programação.

A parte difícil é conseguir desenvolver metade dos projetos na sua cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário