quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Divulgação Gratuita #6 - Game Maker's Toolkit

E lá vamos nós para a divulgação!


Hoje vamos dar uma olhada na caixa de ferramentas dos desenvolvdores de jogos!

Mark Brown é o dono desse canal que fala sobre desenvolvimento de jogos. Você pode achar que é uma tarefa boba e que não produz nada, mas é um bom design que faz um jogo render rios de dinheiro. A não ser que você seja a EA. A Eletronic Arts faz dinheiro extorquindo as pessoas mesmo.

Mas enfim, o trabalho do Mark é pegar coisas interessantes sobre o desenvolvimento e o design dos jogos e discutir sobre eles. No video acima, ele discute o design das fases de Super Mario 3D World. Que é um dos jogos do Mario para Wii U, e que é bom demais. Vale muito a pena jogar. Deve ser mais legal jogar em quarteto. Sozinho é meio chato. Acho que só terminei porque jogamos eu e minha noiva juntos.

Mas olhando o design dos níveis e o conceito sobre os quais eles são feitos, o Kishotenketsu, que na verdade é um conceito para o desenvolvimento de histórias, mas o que é uma fase de um jogo se não um arco de história dentro da história principal?


O vídeo acima é uma análise do jogo "The Legend of Zelda, Link's Awakening" onde a Zelda basicamente não aparece. Coitada da Zelda. Hu3

Na verdade Zelda é um jogo com bastante nuances de design se você analisar ele de um ponto de vista extremamente crítico, e ele se baseia bastante nessa idéia de evolução do Kishotenketsu. Fora que o jogo é parcialmente linear. Você tem um objetivo final, mas a quantidade de coisas a mais a serem feitas são muito grandes.

E o interessante é que como o jogo é mais ativo, então você tem muito mais elementos de design a serem explorados, diferente da maioria dos jogos de aventura onde você basicamente segue a linha de história e tem uns combates maneirinhos e tal. Tudo bem que isso é um design válido, mas vamos combinar que, num contexto ativo, a quantidade de elementos a serem explorados é muito maior.

Eu sigo o canal! Aconselho que curte jogos a seguir também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário