quarta-feira, 13 de abril de 2016

Polêmica #59 - Com ou sem Imagem

A polêmica de hoje vai ser um tanto quanto boba. Então já vou avisando logo que se você está esperando alguma discussão construtiva você pode pular para o próximo blog. Obrigado. Caso você realmente esteja disposto a ficar, aperte os cintos, afie a língua porque hoje é terça-feira, e terça-feira é dia de polêmica!

Bom, você pode até dizer que eu sou prolixo, mas eu estou tentando valorizar um pouco o tempo que você passa aqui!

Então vamos lá. Acredito que a primeira coisa que vocês devem ter procurado é aquela clássica imagem de introdução do post. Também devem ter notado que ela não está lá. Se você estiver vendo alguma imagem de introdução, você deve estar alucinando e deve procurar um médico o quanto antes, ou então deve estar sob efeito de drogas. A propósito, eu não sou a favor das drogas, mas se você quiser usá-las, por favor não me esfaqueie quando eu estiver passando pelo centro da cidade. Grato.

A brincadeira é que imagens são muito úteis, mas até que ponto. Dizem que uma boa imagem vale mil palavras. Eu vou te dizer que depende o nível de abstração. Vamos pegar um exemplo?


Isso pode ser:
  • Um garfo.
  • Um garfo mal desenhado.
  • O desenho mal feito de um garfo.
  • O desenho mal feito de um garfo de cabo preto, feito com o restante de seu material provavelmente de metal, uma vez que a cor cinza foi utilizada. Nota-se que ele possui 4 dentes curtos, pontiagudos e irregulares.
Sentiu a diferença que o nível da descrição faz? Pois é, as palavras também precisam ser bem utilizadas, caso contrário você vai acabar gerando o famoso lero-lero. Eu outras palavras, você vai utilizar um monte de palavras e no final não vai ter nenhum significado. Vamos a mais um exemplo:

"Eu penso que acho que acredito que, se por acaso, em algum caso, pudesse existir uma situação onde dados todas as características e circunstâncias possíveis de um evento, ou talvez até de um acontecimento, seja ele de pequeno, grande, ou médio porte, pudessemos inferir alguma informação sobre o seu tamanho, independente de qual ele seja, contanto que estivesse dentre de um intervalo conhecido e padronizado."

Esse último parágrafo ficou uma merda e não chegou nem a concluir qualquer tipo de idéia, que é aquilo que você espera que um parágrafo faça em um texto normal. Estruturar um parágrafo não é uma tarefa ridiculamente simples, mas também não é nada tão árduo. Basta ter um pouco de organização de raciocínio, e pensar antes de sair escrevendo qualquer coisa. Diferente do que eu faço aqui, que é sair escrevendo de qualquer jeito mesmo.

Imagens também são extremamente propensas a gerar ilusões de ótica devido aos mecanismos de processamento de imagem embutidos em nossos cérebros. A gente não enxerga cores como um computador, que emite os sinais luminosos conforme a vontade do programador, mas sim fazemos uma espécie de comparação com todas as outras cores em volta daquele ponto.

Se você for pegar o olho humano, vai descobrir que na frente da retina passa um monte de vasos sanguíneos. Parabéns! Você acaba de descobrir que seu cérebro engana você 90% do tempo e ele tem uma capacidade de processamento gráfico extremamente absurda.

E bom, se você não souber filtrar as palavras, também vai cair em alguns problemas. Todo forma de expressão possui determinados problemas. Meras palavras podem não ser o suficiente para expressar um sentimento de raiva ou de alegria. Esse na verdade é o desafio do poeta. Utilizar palavras para descrever pelo menos uma pequena fração das emoções que ele sente. Deve ser por isso que as pessoa não consomem muita poesia.

E ficamos na dúvida: usar ou não usar imagens no texto? Se você for um leitor assíduo de Cracked.com, ou até já ter lido algo sobre o assunto, saberá que o ideal é quebrar o texto com imagens. Só que esse é um blog de conteúdo quase que completamente original, e que por isso a gente não segue esses padrões.

Isso tudo foi só pra dizer que a partir de agora eu devo usar menos imagem porque eu devo utilizar mais o celular para postar. as semanas estão sendo um bocado complicadas e meu tempo para escrever está ficando mais curto. Isso deve fazer com que a ordem dos posts se altere, mas eu vou me esforçar para entregar as semanas normalmente.

Um comentário:

  1. =O

    Mas... mas... mas... as image tudo bunitinha.

    Como você pode?!

    E se você enviar os seus textos para uma terceira pessoa (segunda pessoa?) e pedir para ela ou ele (afinal, eu só estou falando de duas pessoas aqui, né? quem diabos é a terceira pessoa?!) postar no blog por você e editar o texto (peralá! E seu eu sou o diabos da terceira pessoa?!) inclusive colocando imagenzinhas?

    É só fazer umas marcações no texto (não, porra... eu sou a primeira pessoa) de onde e do quê você quer que coloque (e o bitolado do Pedro é a segunda pessoa) que a pessoa pode editar o seu post bunitinhu (e a terceira pessoa é a terceira pessoa, anta).

    ResponderExcluir