domingo, 6 de março de 2016

Hardcore Devel #54 - Programação em C++ #2

E assim continuamos a série!


Vamos aprender um pouco mais sobre como a coisa funciona.

No capítulo passado nós vimos um pouco sobre impressão de dados. Isso não tem nada a ver com fazer um programa que acesse a impressora, mas sim com fazer o computador responder através da linha de comando. O Bloodshed mostra a linha de comando pra você ali na hora, e antes que você ache que isso é completamente sem importância, saiba que isso é de suma importância para os sistemas Unix. Geralmente é uma coisa usada para programas também mais brutos que atuam mais próximos do sistema operacional como o nslookup, dentre outros.

Mas nós não vamos focar muito na saída padrão, tudo o que nos interessa é que para utilizá-la nós sempre colocamos aspas em tudo aquilo que queremos escrever, além do "cout <<". Só que os computadores surgiram primariamente para fazer uma coisa que a galera de humanas geralmente detesta.

Cálculos.

E os computadores programáveis se estenderam para serem bons em executar tarefas repetitivas. E é sobre isso que nós vamos falar hoje, vamos aprender a usar uma variáveis e a manipulá-las. Então vamos lembrar da nossa estrutura de código padrão.

int main()
{
  cout << "Programa idiota!";
  return 0;
}

Agora, C++ é uma linguagem com tipos definidos em tempo de compilação e não em tempo de execução. O que eu quero dizer aqui é que quando você gera uma variável você tem que dar um tipo a ela. Um número inteiro por exemplo pode ser declarado da seguinte forma:

int x;

Beleza. Temos uma variável, agora nós podemos atribuir um valor a ela.

x = 10;

Note aqui que o sinal de igual não está fazendo uma comparação! O que você está fazendo aqui é atribuir a variável x o valor 10. De tal modo que se você fizer:

cout << x;

Você vai poder ver o valor de x.

Note que nesse último pedaço de código eu usei novamente o cout mas não utilizei uma frase com aspas. O cout é capaz de identificar o que é um texto e o que é uma variável, e o que faz toda essa magia é usar as aspas. Você pode usar o seguinte código se quiser ver a coisa acontecendo:

int main()
{
  int x;
  x = 10;
  cout << x;
  return 0;
}

E você pode executar operações matemáticas com variáveis. Tente fazer "x = 9 + 1;" e você irá obter 10 também. Agora, você lembra que uma variável também é um número? O que acontece se a gente declarar outra variável e fizer o seguinte:

int y;
y = x + 10;

O que será que vai aparecer em y? Para descobrir basta dar um "cout << y;"

E você pode ir além! Imagine se você juntar agora:

int z;
z = x + y;

Vou colocar uma estrutura de código com a qual você pode brincar e deixamos mais informações para o próximo post!

int main()
{
  int x;
  int y, z;
  x = 10;
  y = 10 + x;
  z = x + y;
  cout << x;
  cout << y;
  cout << z;
  return 0;
}

Você vai ver uma coisa estranha acontecendo. Iremos corrigir isso no próximo capítulo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário