terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Polêmica #53 - Violência em Desenhos

Vamos falar a verdade, a maioria dos desenhos que existem são violentos


Olhando assim eles parecem até bonitinhos, né? Mas vamos lá porque hoje é dia de polêmica!

Parceiro, desenhos são naturalmente violentos. Tom & Jerry, Papa Léguas e Coyote, Pernalonga, Flintstones, Jetsons, Naruto, Dragon Ball, Johnny Bravo, A Bela e a Fera.. Eu poderia continuar essa lista indefinidamente, mas eu vou parar por aqui.

A questão é que as pessoas insistem em dizer que desenhos formam a base da violência infantil, e a partir daí, começaram a produzir material que não tivesse o mínimo de agressão. Adivinha só, a violência não caiu. Na verdade as pessoas assumem que todo o mundo piorou desde que a TV Globo tirou a TV Globinho no ar pra colocar o programa da Fátima Bernardes.

Nada contra o programa dela. Só que TV Globinho era muito melhor.

O grande ponto é. Violência sempre vai existir, e muitas vezes ela vai ser uma forma de resolver algum problema específico. Por mais que você saiba que não se combate mal com o mal, não vai ser sua argumentação que vai convencer o assassino a não te esfaquear.

Ah, mas obviamente se o mundo não fosse tão violento, eu não precisaria me preocupar com um assassino. A questão é que sempre haverá pessoas que irão resolver coisas na violência mesmo que não sujem suas próprias mãos para isso. Um mafioso competente certamente não vai sujar as suas mãos matando um determinado alvo. Ele tem capangas pra isso.

Só que os desenhos, mesmo com tanta violência, colocam distinções claras nas coisas, por mais que a temática seja um pouco mais adulta. Naruto tem ninjas e tal e você, olhando pela perspectiva de uma criança sabe que o Naruto é o cara legal da história que quer bater nos caras maus. Uma criança ou outra poderia compreender todo o pano de fundo que fazem os bandidos serem dessa forma, mas em geral isso não acontece.

Eu digo isso porque eu senti isso na pele. Se você pega os X-Men na inocência, você consegue dizer que a equipe do Xavier são os caras legais que protegem os outros e que a equipe do Magneto quer destruir a porra toda, portanto esses últimos devem ser os vilões. Eu mesmo não entendia muito bem até crescer e entender que os mutantes que andavam com o Magneto só levaram na bunda.

Dentre muitos outros desenhos que possuem as mesmas características. A Bela só começa a entender a Fera quando ela cai na porrada com os lobos. Fora o conflito com Gaston, que a princípio é só um calhorda, mas depois se revela um grandessíssimo filho da puta.

Só que as pessoas ainda preferem se prender a noticias sensacionalistas como o rapaz que matou o amiguinho por causa de um determinado desenho ou outro. A culpa não é inteiramente do desenho, que obviamente ensinou que parte das coisas se resolve com violência. Você não pode dizer que uma única influência é culpada por todas as ações resultantes de uma determinada pessoa.

Mantenham a violência nos desenhos. Ensinem as pessoas a utilizá-la.


Imagens:
pt.fanpop.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário