quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Polêmica #51 - Fantasia de Carnaval.

Cara. Isso já está enchendo o saco. A pessoa não pode se fantasiar do que quiser porque tem 500 moralistas cuspindo uma porção de regra de conduta inventada. E a quantidade de material contestando a coisa está por aí circulando na internet. Basta você dar uma pesquisada.

Se você estiver com preguiça, basta ir em: http://g1.globo.com/minas-gerais/carnaval/2016/noticia/2016/02/fantasia-de-pai-como-alladin-e-filho-como-macaco-gera-polemica-em-bh.html

O problema é que as pessoas não deveriam encher o saco com uma fantasia de carnaval, só porque a criança é preta. Sim, preto mesmo. Não é uma questão de racismo, e sim de cor de pele. Enquanto mais pessoas pertubarem falando que não pode chamar de preto, mais problemas nós vamos ter, porque não estamos enfrentando desigualdade nenhuma fazendo isso. Estamos apenas criando mais um problema.

Enfrentar e erradicar a desigualdade social não é uma questão de não poder chamar disso ou daquilo, e certamente não vai pagar a chamada "dívida histórica". Enquanto o movimento for de separação, e não de união, os conflitos vão continuar existindo. Não é possível que as pessoas não saibam que quando duas culturas separadas colidem, elas entram em guerra.

As coisas ficam críticas a ponto de uma pessoa não poder fazer o que gosta porque outras dizem que é moralmente errado fazer aquilo. Chamar preto de macaco não pode, mas chamar branco de seriguela pode. Loiro pode virar oxigenado, mas vai você dizer que o cabelo crespo é de bombril. Essa separação e vitimização é justamente aquilo que está criando uma cultura a parte além da que todos os outros tem.

Nós não somos compostos por uma única cultura. Nós pegamos aspectos diferentes de várias delas. Eu mesmo sou uma pessoa que gosta muito de jogos, tem conceitos de programação, mas gosto de ler a VICE, bem como gosto de ler livros lúdicos sobre matemática. Só aí existe um universo de informações que as outras pessoas certamente não forçadas a conhecer, mas a cidade que eu vivo também tem uma cultura, daquelas que prefere separar os grupos, e injetar informações específicas para cada um deles.

Ás vezes eu me pergunto se isso tudo não é simplesmente manipulação direta de algum poder superior que faz isso de propósito. Coloca uma parte do povo contra ele próprio para não ter que lidar contra o povo todo de uma vez só. É muito difícil acreditar que as coisas são feitas dessa forma por pura aleatoriedade.

Enquanto isso a gente tem que aturar essas coisas absurdas e sem lógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário