segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Hardcore Devel #51 - Bots

Todo mundo ja viu um bot na vida.


Esses aí por exemplo são mundialmente famosos.

A verdade é que a computação distribuída gerou esse monstro que é praticamente impossível de se evitar, e que é o mais recorrente problema. Bots. Bots são processos que executam alguma tarefa automatizada. Veja bem, bots não são ruins, o problema é a razão pela qual você usa um.

Processos, em sistemas distribuídas, são caras esperando mensagens de outros processos. O caso clássico dos jogos, e das aplicações em geral, são aplicações cliente e servidor. Elas tem uma regra de mensagens a serem trocadas para que elas possam conversar como pessoas civilizadas. Saber um protocolo de uma aplicação é saber a linguagem dela. É mais ou menos a língua que duas pessoas usam para se comunicar.

Só que uma vez que você aprender a língua, um novo mundo se abre, você fica mais burro, mas ganha novas possibilidades. Você pode se parecer como uma pessoa que está agindo naturalmente, mas ser um psicopata. Da mesma forma, quando os processos estão conversando, não da pra saber exatamente quem está falando com ele.

- Mas como as pessoas sabem, por exemplo, o Navegador que eu estou usando. Até meu sistema e IP!?

Sem o IP você nem se comunicaria. Fazer uma conversa com outro computador requer o IP, além de outros protocolos que você talvez nem conheça, mas o protocolo HTTP permite que a mensagens trocadas entre servidor web e cliente tenham uma cacetada de informações. Uma das informações possíveis é justamente o browser que você está usando. Bom, os servidores não são hackers. Os navegadores que se identificam.

- Mas e minha privacidade!?

Privacidade na internet é lenda a menos que você utilize o TOR. As aplicações foram feitas para identificarem-se umas as outras e gerarem registros em diversos lugares do mundo. Toda a informação que você manda passa por algum backbone, e antes disso vai passar pelo seu ISP, que é o seu provedor. A não ser que a informação seja encriptada, pode crer que alguém pode ver.

- Então porque as pessoas saberem IPs é uma coisa tão perigosa?

Na verdade não é tão perigoso assim por causa das NATs, mas o conhecimento de como as aplicações em rede funcionam é muito mais cruel. E é isso que os bots maléficos fazem. Derrubam e atacam redes de computadores. E uma versão ainda mais forte deles são as botnets. Que são redes de robos destinadas a fazer alguma tarefa. Geralmente uma tarefa horrenda.

Mas você pode fazer um robô para verificar a disponibilidade do seu servidor de tempos em tempos, ou para outros fins mais benéficos. O problema da tecnologia é que tudo depende do caráter das pessoas que a estão usando. Ainda não inventaram nenhuma tecnologia à prova de pessoas escrotas.

Tudo isso só pra falar que eu lotei o projeto MinArena de bots. Olha que legal!


Hu3hu3hu3hu3hu3

Nenhum comentário:

Postar um comentário