quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Polêmica #49 - Problematização

A internet está evoluindo.


Ou seria regredindo?

Pois é. As pessoas descobriram que existem muitos problemas no mundo e descobriram que existem muitas soluções também e resolveram contrabalancear esses dois jogando mais peso de um dos dois lados. Acho que você ja adivinhou qual foi o lado que esolheram, né?

Pois é. Surgiu a problematização. Não tem uma definição direta no dicionário mas eu vou tentar arranjar uma pra vocês:
Problematização - Arte de transformar alguma coisa que não era um problema pra você em algo que agora é um problema.

Então, a partir de algum tempo, se você olhar qualquer coisa do jeito certo, ela pode se tornar um problema, mesmo que ela nunca tenha te incomodado antes, ou mesmo que já exista soluções para aquilo que você quis transformar em questionamento. É até bom questionar as coisas, mas as coisas já não estão sendo mais postas em xeque! Tudo o que temos são reclamações gratuitas sobre todas as características do seu alvo, e certamente isso não resolve o seu problema, nem o de ninguém.

O mundo não tem essa necessidade. Ele já tem problemas o suficiente, sejam causados por si mesmo, ou sejam causados pela humanidade, que depois de fazer um monte de coisa tem que ficar pensando em consertar tudo aquilo que ela destruiu. Tudo bem, essa destruição foi necessária para um pouco de evolução de tecnologia. Você está perdoada, ciência.

Problematizar é uma coisa ruim? Não necessariamente, como tudo na vida. Basta que você utilize essa arte com moderação e com um pouco de bom senso. Você por exemplo não precisa ficar problematizando a arte moderna, por mais problemática que ela seja, mas pode muito bem questionar qualquer nova obra dessa escola para tentar entender porque diabos ela foi feita e qual é o sentimento que ela procura expressar.

Agora, filosofamos bastante, mas eu tenho uma dúvida: Será que alguém irá problematizar a problematização?

Nenhum comentário:

Postar um comentário