quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Hardcore Devel #44 - Impressoras

Impressoras são o mal da informática


Não é a toa que existe um grupo chamado inimigos da HP

Só que elas são muito importantes e muito úteis. O que fazer então?

Vamos devagar. Impressoras são máquinas, assim como os computadores, só que elas pensam de forma diferente, e muito mais simples do que os seus primos mais inteligentes, até porque elas tem a seguinte função: receba uma porção de dados e cuspa no papel. Só que vocês já pararam pra pensar o quão complicado pode ser pra trocar de bits pra tinta?

Vamos devagarzinho, porque nós geralmente não pensamos nisso. Vamos focar primeiramente na forma de cuspir tinta e cada fabricante tem uma forma diferente de fazê-lo. Na verdade a gente chama a peça responsável por fazer isso é chamada de cabeçote de impressão quando a gente está falando de jato de tinta. O esquema das impressoras laser é completamente diferente.

Impressoras lasers usam toners de tinta juntos com um fusor. A tecnologia consiste em magnetizar pontos específicos do papel para que a tinta grude especificamente naqueles locais indicados pela impressão. Esses equipamentos são obviamente muito mais rápidos e por isso custam muito mais caro.

Aliás. Tinta de impressora é muito mais cara que gasolina.

As impressoras entendem uma coisa que é parcialmente legível por seres humanos. Com alguma prática você é capaz de ler arquivos no formato PostScript, que foi criado pela Adobe e vingou muito bem. Ele foi gerado justamente para a possibilidade de automatizarem esquemas de impressão com pequenas mudanças de variáveis.

A partir daí é festa, porque várias coisas a partir daí foram criados sobre a manipulação de PostScript. Como as impressoras de pdf, e várias coisas aprenderam a jogar para o PS(PostScript). A impressora primária de linux gera arquivos .ps.

E na hora da manutenção? Aí tem que olhar as peças. Muitas vezes basta fazer uma limpeza na parte de dentro das impressoras. Aos poucos aparecem cursos sobre esse assunto, e muito conhecimento é disseminado via youtube. Se sua impressora der problema vá ao Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário