sábado, 14 de novembro de 2015

Terrence e os Números Complexos

Terrence era um matemático auto-didata. Ele era muito bom resolvendo equações lineares e lia bastante sobre o trabalho de outras pessoas. Até que em algum momento de sua vida, ele deu a cara com a equação do segundo grau e a fórmula de Bhaskara.

Até aí, tudo normal. Pois não existe raiz de número negativo, então qualquer equação que gere esse tipo de raiz pode ser descartada porque não simboliza nada no mundo real.

Só que ele leu mais livros e então sua vida mudou.

Eles falavam de algo muito incrível que eram os números complexos e do imaginário i, cujo valor era a raiz de -1. Não existe raiz de -1. Isso não pode acontecer. Quem inventou isso era um herege que devia queimar no fogo do inferno por proferir tal blasfêmia. Terrence tentou esquecer isso, e tentava sempre achar as soluções reais para tudo.

Só que eles estavam lá ainda, em seu subconsciente. Toda a noite quando ia dormir ele tinha sonhos. Um "i" gigante o perseguia gritando "Eu existo! Olha pra miiiiiiim!", e como se não bastasse as vezes ele vinha falando umas coisas do tipo "Senpai, notice meeeeeeee!" e era assustador porque tinha uma voz aguda e rouca.

E não adiantava. Os livros mostravam mais e mais desse número. Os matemáticos estavam ficando loucos falando tanto nessa coisa que não existe. Não era possível você medir isso, então isso deveria ficar fora da matemática.

Até que um dia ele foi em um congresso e falaram assim pra ele:

- Po meu, fica assim não. Eles são mó legais. Dá uma olhada só.

Então Terrence conheceu o conjugado do imaginários e nunca mais teve pesadelos.

Um comentário: