quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Polêmica #39 - Dois Pesos e Duas Medidas

Terça-feira foi dia de polêmica, e eu estou para falar sobre isso há um tempo.


Dois pesos e duas medidas.

Eu vou começar olhando pra coisa de forma filosófica. O termo cunhado por Sócrates é "Um peso e duas medidas". Por que mudou? Não sei. Mas é como se você pegasse uma bola de metal e medisse ela em gramas e em outra coisa. É como tratar com justiça alguns e tratar com injustiça outros.

Agora eu vou olhar pra coisa do ponto de vista mais matemático/físico. Você pode pegar um peso e medí-lo de duas formas diferentes. Tudo o que você precisa é de uma forma de conversão para manter a consistência das análises.

Então de volta a filosofia da coisa, e eu quero frisar uma questão bem importante aqui que é a respeito da violência contra a mulher. Acredito que é muito importante sim a luta das mulheres contra a violência e acredito que elas tem sim muito direito de reclamar e que tem homens que não compreendem porque há tanto estardalhaço ao redor disso.

As pessoas não conseguem compreender, que as coisas nem sempre são injustas porque elas querem que seja. Os salários das mulheres não são injustos pois elas são diferentes biológicamente dos homens, e possuem um período onde elas naturalmente rendem menos.

Mas a grande brincadeira é que não existem só dois pesos e duas medidas. Existem 500 pesos e 500 medidas. Você não pode olhar para as situações a partir de um único ponto de vista porque as coisas são limitadas por essas diversas medidas diferentes. Por mais que você possa converter de uma medida para a outra para manter a consistência, o jeito com que essas coisas são apreciadas na realidade são diferentes.

Seja contra a injustiça e incoerência, mas não contra as diversas formas de se olhar para uma situação.


Imagens:
stf.jus.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário