sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Pensando Sobre Matemática #38 - O Mundo é Complexo

Galera, eu tenho uma má notícia pra vocês.



O mundo é complexo, tão complexo que vocês nem vão precisar de Javascript hoje.

O mundo quântico não opera com as leis do mundo visível. As leis aplicadas ao que vemos não são suficientes para explicar a razão pela qual as coisas estranhas acontecem, ou pelo menos não no modelo físico atual.

Como tudo na física, não da pra dizer se isso é verdade ainda porque alguém sempre pode vir e provar que alguma coisa está errada. As leis de Newton caíram depois da relatividade de Einstein, porém elas continuam sendo usadas porque funcionam.

Mas os experimentos no mundo quântico resultaram em coisas completamente diferentes e tudo está relacionado a forma e o momento na qual são feitas as medições. As coisas ficam mais interessantes quando a gente olha pra experiência de Stern-Gerlach.

Imagina que você dá um tiro através de um buraco. Após o buraco existe um campo magnético e uma parede. A bala vai passar pelo campo magnético e depois vai bater na parede.

Agora imagine que você atira uma porção de balas. de modo a passar pelo buraco, mas de um jeito levemente aleatório. Você espera que na parede após o campo magnético você consiga observar marcas de balas espalhadas pela parede.

Só que quando a coisa é quântica você não ve isso. O que você vê são dois locais na parede bem marcados, não uma distribuição.

As medidas tem uma caracterísca muito estranha, porque não dá pra saber exatamente qual é o estado no qual as partículas se encontram, mas quando acontece uma medição, ela decide qual valor ela vai obter. Se você medir a quantidade de valores obtidos vocẽ adquire a probabilidade da medição ter determinado valor. Em outras palavras, todas as medições em física quântica são probabilísticas.

E por causa disso que veio o lance do gato de Schrodinger, que está vivo e morto ao mesmo tempo, e você só descobre quando você só descobre quando abre a caixa. Abrir a caixa é fazer a medição.

E pra piorar, além das medições serem probabilísticas, os cálculos para encontrá-las só funcionam no mundo complexo.

Em outras palavras, a raiz quadrada de -1 é o que possibilita a gente brincar com física quântica. E se a física quântica explica coisas do mundo que vemos, como ela consegue fazer, o nosso mundo é na verdade complexo.

E talvez seja bem pior do que complexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário