terça-feira, 24 de novembro de 2015

Hardcore Devel #41 - Quando usar: Linux vs Windows. 4 Comparações.

E vamos lá tocar fogo na briga dos sistemas operacionais.


Só que esse aí é o meu favorito mesmo.

Mas eu não vou falar dele. Eu vou comprar aquela briga que divide as multidões. E vou tirar a Apple da jogada porque eu não gosto do estilo da Apple. Sim, eu vou falar da briga de Linux com o Windows, e a gente vai falar sobre quando um faz mais sentido do que o outro.

Isso porque eu as vezes fico meio puto quando as pessoas tentam colocar um sistema operacional como uma panacéia mágica para a solução de todos os problemas. Isso não é verdade. A escolha de um sistema operacional não vai resolver todos os problemas com o seu computador. O máximo que ela pode fazer é com que você lide com a máquina de forma diferente. E obviamente isso gera prós e contras.

1. Interface
A primeira coisa que a gente vai avaliar é a coisa que a gente vê primeiro, que é a interface do usuário. Logo de cara a gente vê que o Windows ganha do Linux facilmente, porque a interface do Windows possui um padrão de décadas. Ele sempre trabalhou com uma interface gráfica intuitiva e fácil de usar.

Só que por outro lado o Linux possui uma coisa que o Windows não possui que é variedade. Você tem diversas pessoas desenvolvendo interfaces gráficas com os mais diferentes intuitos para Linux. Isso por um lado vem com um preço, que é a compatibilidade, mas você pode escolher entre muitas interfaces e decidir qual a que se encaixa melhor na sua máquina, além de permitir configurá-la de muito mais formas que o Windows seria capaz de lhe permitir.


2. Aplicação
Por razões históricas, o Windows é o sistema operacional mais famoso e mais utilizado, e, portanto, mais pessoas escrevem seus programas para o Windows. Então o Windows possui uma gama de aplicações muito superior para os mais diversos fins. Você tem programa pra fazer basicamente tudo. E geralmente todos eles tem a versão para Windows antes mesmo da versão para Linux.

Nesse quesito o Windows tem a vantagem sobre o Linux. Não há o que discutir especialmente devido a esse fenômeno ser mais histórico, uma vez que a Microsoft saiu na frente na distribuição de sistema para microcomputadores, e ainda contou com a sacada do Bill Gates pela criação do Microsoft Office. Muitas pessoas ainda acham que um computador sem o pacote Office uma ferramenta inútil.


3. Compatibilidade
Há quem diga que o Linux não é compatível com quase nada. Essa pessoa está vivendo no mundo da lua porque o sistema evoluiu e ele aprendeu que ele não seria capaz de lidar com determinadas coisas, e a Microsoft também descobriu que ela podia vender muito mais se seu software fosse capaz de se comunicar com o outro sistema.

O Linux da um show de compatibilidade no Windows especialmente pela sua capacidade de se adaptar a quase qualquer hardware existente, independente das limitações. Distribuições minimalistas se adaptam a memórias curtas e hardware pequenos de forma supreendente, e a quantidade de ferramentas para compilação de código fonte permite que você utilize qualquer programa cujo fonte esteja aberto com relativa facilidade.


4. Abstração
Não há dúvidas de que o Windows é mais abstrato que o Linux. De fato, eles se empenham em cada vez mais você precisar se preocupar com os aspectos mais brutos de máquina. Deixe isso para os especialistas. Essa filosofia é completamente diferente no Linux onde o sistema exige que você conheça a máquina e seus componentes para que você possa configurá-la corretamente.

É fato que para usar uma máquina com todo o seu potencial você precisa conhecê-la, mas nem todo mundo tem tempo para aprender isso, e precisa simplesmente usar a máquina para fazer uma determinada tarefa. Então depende muito de quem usa.



E assim eu encerro as minhas comparações. Espero que a partir daqui você possa decidir melhor qual é o sistema operacional que você vai usar no futuro, ou se empenhar para usar no presente!

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário