terça-feira, 27 de outubro de 2015

Hardcore Devel #37 - Navegadores Congestionados

As pessoas que desenvolvem serviços de informática distribuídos tem um grave problema:


Jogar todo o serviço em cima dos browsers.

E bom, até eu sou refém disso, eu também uso o youtube pra escutar música. Nós temos usado o navegador cada dia mais para realizarmos boa parte da nossa vida. Parte do trabalho foi atenuado pelos aplicativos de celular, mas o nosso pc nunca deixou de estar ao nosso lado quando nós precisamos de uma tela maior e mais poder computacional.

E qundo a gente vai usar ele conectado a internet, não tem jeito. Os navegadores fazem mais da metade do trabalho sujo. Eu já falei diversas vezes mas eu torno a repetir. Você tem noção de que o seu navegador ocupa facilmente 300MB de memória? Você tem 4GB, não deveria se preocupar tanto assim não é? Ou deveria?

Isso não é necessariamente bom ou ruim. Isso apenas mostra o poder do HTTP, dos servidores e de como isso é visto como solução para os mais diversos problemas de distribuição de conteúdo. Distribuir informação é tão importante e tão difícil que basicamente só tem uma empresa que faz isso, e que se continuar fazendo as besteiras que faz, vai cair. O nome dela é Google.

Ok, mas o problema é que os navegadores estão fazendo o trabalho todo, isso é tão verdade que a google lançou o ChromeOS, o sistema operacional da google é uma porra de um navegador. CHEGA! Enfia esse navegador no cu!

Usar um navegador pra tudo gera uma primeira limitação. Você fica dependente de conexão. Cara, eu não lembro a última vez que eu peguei qualquer música, até porque todas as músicas que eu gosto eu posso escutar pelo Youtube. Pelo custo de consumir 1kg de memória a mais por causa do video que roda. Fora que se eu estiver usando 3G então eu vou consumir uma quantidade de dados substancialmente maior.

A única indústria que não usa muito o navegador é a indústria dos jogos, mas a forma de consumir conteúdos específicos deveria ser diferente e pode ser diferente. E provavelmente isso irá acontecer quando a gente perceber que entulhar um browser com funcionalidades que você talvez nem venha a usar não é uma boa idéia.

Eu estou começando a migrar a forma com a qual eu faço as coisas. E isso tem gerado uma certa agilidade para fazer tarefas. Então eu vou deixar aqui a primeira dica:

http://blog.emesene.org

Você pode acessar o chat do facebook com isso sem nem precisar acessar o messenger.com



Imagens:
protocoloti.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário