quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Dá o Play Macaco #34 - Yngwie J. Malmsteem

Das terras guitarrísticas neoclássicas, eis que surge um anão.


Com uma Fender Stratocaster.

Esse anão é ninguém menos que Yngwie Malmsteem. Ele ficou conhecido por volta de 2004 não sei por qual música, mas ele é definitivamente um exímio guitarrista. Uma de suas peças mais conhecidas foi a colocada acima. Provavelmente logo seguida pela peça abaixo.


Então vamos entender algumas coisas sobre esse guitarrista levemente polêmico.

Yngwie Malmsteem cometeu o erro de entrar em alguma rixa com Jason Becker. Hoje Becker não pode mais competir devido a uma doença degenerativa, e provavelmente eu falarei dele em outro momento mas agora e a vez do Malmsteem. Fato é que a rixa entre eles alavancou um pouco a fama do Malmsteem.

O estilo desse cara é muito bem definido. Fritadas alucinadas do início ao fim das músicas. Só que existe um ponto onde ele é muito forte. O sweep. Como você pode ver na exibição acima. Na verdade essa é uma das rixas que existe entre ele e o Jason Becker. Quem consegue fazer isso com mais precisão e mais velocidade.

E há também quem questione a musicalidade do rapaz falando que ele só sabe fritar na guitarra pela eternidade. Eu particularmente discordo disso. O problema é que as músicas mais conhecidas nesse meio de guitarristas são aquelas que são mais difíceis em termos de tecnica e não aquelas que mais agradam aos ouvidos das pessoas.

Ele é um guitarrista solo e a banda dele ta sempre mudando. Como faz um tempo que eu não acompanho os trabalhos dele eu não faço a mínima idéia do  seu paradeiro.

Mas eu posso garantir que se ele morreu ele está lá:


Nenhum comentário:

Postar um comentário