terça-feira, 1 de setembro de 2015

Polêmica #30 - Abuso

Coisas foram feitas para serem usadas. quando não são usadas elas são inúteis


E caso sejam usadas demais elas são abusadas.

Mas não, não estamos aqui para falar de coisas que são utilizadas demais. Estamos falando de pessoas que são abusadas. Também não estamos nos referindo as pessoas que provocam as outras pessoas, e sim daquelas que são constatemente depreciadas de alguma forma por outra. Estamos falando de relacionamentos abusivos.

E a dificuldade que as pessoas tem em lidar com eles.

Antes de começar, eu gostaria de dizer que esse texto foi inspirado pelo site cracked.com, com um artigo no qual foram entrevistadas pessoas que foram vítimas de abuso. Não sei dizer quem ou o que considerou as pessoas como vítimas de abuso simplesmente porque isso é difícil pra cacete.

Algumas pessoas diriam "É claro que não é! Basta olhar os hematomas!" Só que a questão é que a prática do abuso muitas vezes é muito mais sutil que uma porção de agressões, e a gente tem essa mania de achar que existe um gatilho que torna a coisa toda binária. Se a pessoa tem hematomas então ela com certeza é abusada. Será mesmo?

Então que tal se agente começar pelo fato de que mais homens são vítimas de violência doméstica que a mulher? Dúvida? Não sou eu que estou falando veja só:

Agora note que, por mais que os casos de violência onde os homens são vítima, a proporção de abusos onde as vítimas são homens ainda é menor do que a de mulheres. Não dá pra dizer se em algum momento o jogo vai virar, mas por enquanto ainda estamos nesse patamar de desigualdade.

Note também que, os casos de violência onde a mulher é vítima tem consequências geralmente muito piores. Em outras palavras, homens são muito mais fulminantes quando praticam a violência do que a mulher. Na verdade eu vejo mulher batendo em homem desde os meus 13 anos. Sempre foi muito comum, quando um homem está sacanenado uma mulher, que essa lhe desse tapas nas costas ou nos ombros ou pontapés nas canelas.

Se formos por aí, o botão binário do abuso iria se acender e todas essas meninas se tornariam automaticamente praticantes de abuso. Então porrada é abuso? Se for com uma determinada força é abuso? Qual é a força em Newtons necessária pra considerar agressão um abuso? 10N? Se a pessoa aparecer com a cara toda roxa no dia seguinte é abuso? Mesmo que a outra tenha ficado tão ruim quanto ou pior?

E se físicamente já é complicado, imagine verbalmente! Imagina se a gente tratasse todo o palavrão que a gente escuta na rua como abuso? Cara, todo mundo ia virar um abusador instantâneamente. Você não vai mais poder sacanear as pessoas. Tudo o que você disser vai ter de estar 100% dentro da lei, ou seja, fudeu.

Não existe solução mágica que defina quando o abuso está presente ou não. Nem mesmo os terapeutas conseguem ter noção desse tipo de coisa. Apenas as pessoas que estão presentes nos relacionamentos são capazes de dizer se a outra parte está sendo abusiva ou simplesmente está passando por uma fase ruim. E acredite, não é fácil nem pra elas dizer isso. Aquele que abusa não começa fazendo isso no primeiro encontro. Ou você acha que as pessoas não são ardilosas o suficiente para para arquitetar um plano mais diabólico para ter o controle de alguém?

E aí fica ainda mais complicado para as pessoas se libertaram desse tipo de relacionamento. Várias pessoas começam a desconfiar disso em tempos diferentes. Ás vezes depois de um mês, e outras após cinco anos, e as reações delas podem ser as mais diversas sendo que muito provavelmente elas serão influênciadas pelo tempo de relação decorrido. Até porque algumas pessoas sabem que para poder abusar é necessário manter o controle, e para tal não é sempre possível governar pelo medo, então é extremamente comum que o praticante seja bom para a vítima, fornecendo uma série de benefícios. O caso mais simples é o caso do chefe que abusa do funcionário porque sabe que ele precisa do pagamento e que as chances dele encontrar um segundo emprego são próximas de zero. Então ele pode explorar a força de trabalho daquele funcionário até a exaustão dele.

Abuso é foda. Em todos os sentidos. Não seja ingênuo achando que a coisa é binária porque ela não é.


Imagens:
coletivoverde.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário