segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Pensando Sobre Matemática #33 - Logaritmos

Ah logaritmos. Vocês vieram e revolucionaram a matemática, só que ninguém entende vocês, então pra que vocês vieram?


Se você quer saber, ligue o Javascript e vamos com o nosso parceiro MathJax descobrir!

Logaritmos, não devem ser confundidos com algoritmos, e eles vieram para salvar os cientistas da época, que era mais ou menos o século 17, de fazer uns cálculos horríveis com umas potências ridiculamente grandes. Imagine você, no século XVII fazendo a seguinte conta: x=1.2299 E claro que obviamente a resposta dessa forma não bastaria. Você quer isso em números decimais porque você tem diversos instrumentos que medem a coisa, mas o cálculo gerado deu essa coisa bizonha aí. Ah, você acha que isso é um valor muito exorbitante. Então que tal se você, um químico, tivesse que fazer: x=0.7-12 Ainda está bem ruim, mas não se preocupe porque a matemática está muito mais ligada a criatividade do que você imagina. Pensa comigo, imagine se você tivesse um jeito de pegar esses números com essas potências horrendas e pudesse trabalhar com coisas mais simples, tipo fazendo somas de dois números. Apenas imagine as pessoas fazendo isso naquele tempo. Seria mágico, e muitos cálculos poderiam ser simplificados.

Opa. Mas peraí, isso já aconteceu. E foi esse cara aqui que pensou nisso.


John Napier. Teve a brilhante idéia de fazer os logaritmos para facilitar essas operações absurdas. Se você não sabe o que é um logaritmo eu vou definir aqui pra você de uma forma matemática: logac=bab=c E a gente pode ler isso assim: O Logaritmo de "c" na base "a" é igual a "b" se, e somente se, "a" elevado a "b" é igual a "c". Em outras palavras, você vai remover os seus problemas de potências graças aos logaritmos. E o jeito de se fazer isso é muito fácil. Você pega aquela equação feia com uns termos absurdos e aplica logaritmo dos dois lados. Bem assim: x=y logax=logay Note que a transformação é feita com os logaritmos na mesma base.

Ok, mas onde está a mágica? A mágica aparece quando você precisa fazer isso aqui: x=ab+d Operações na área da potência. E os logaritmos tem um jeito bastante interessante de resolver isso. Se você não lembra, você pode desmembrar essa potência da seguinte forma: ab+d=ab.ad Se eu supor que: ab=c ad=e Eu posso dizer que: ab+d=c.e Mas pela regra do logaritmo eu posso dizer que: loga(c.e)=b+d Só que pela regra do logaritmo, temos também que: logac=b logae=d Ou seja: loga(c.e)=logac+logae Ou seja, o logaritmo do produto é a soma dos logaritmos isolados. Obviamente todos na mesma base para que essa afirmação seja verdadeira. Isso permite que você transforme multiplicações e potenciações em operações dramaticamente mais simples.

Mas como sempre, tudo tem que vir com o custo. No caso dos logaritmos, você precisava de uma tabela pra poder sair do mundo dos logaritmos para o mundo normal e alguém tinha que fazer essa tabela. Essa tabela foi construída, mas hoje em dia não é mais necessária devido ao uso dos computadores para calcular e descalcular esses valores.

Mas eles ainda assim tem uma importância muito maior do que você poderia imaginar.


Imagens:
goddamnaliens.wordpress.com
computerhope.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário