domingo, 20 de setembro de 2015

Hardcore Devel #32 - Wi-fi e a Interferência

Hoje em dia rede wireless é a coisa mais comum. Antigamente podia ser coisa de gente excêntrica mas desde que inventaram o padrão IEEE 802.11 o mundo mudou.


E agora a segunda pergunta mais feita na casa de alguém é: "Qual é a senha da rede?"

Só que a superpopulação de roteadores por aí gerou um problema que já era previsto! Interferência. Obviamente eles não previram todos os tipos de interferências possíveis, mas já imaginavam uma possível solução pra caso a coisa pegasse. Então vamos lá! Pra começar a gente vai voltar um pouco no tempo.

Eu não sei qual é a idade de vocês, mas na minha infância a televisão era um tubo de raios catódicos. Ok, isso não ficou bom. Então vamos mudar um pouco e sermos um pouco mais ilustrativos.


Isso aí era uma TV antigamente, caso você só tenha visto TVs de plasma, led, ou LCD. É nessas coisas que a gente via Casseta e Planeta. E provavelmente vocês nunca mais verão uma dessas na sua vida a não ser que você vá a algum museu.

E tem mais! Você talvez não saiba disso mas hoje em dia as coisas chegam na televisão a partir de cabos! Isso mesmo! Estou exagerando de novo pois se você tem a SKY você consegue ver a sua antena captando sinal e o cabo que liga a antena até a televisão, mas antigamente não era essa moleza toda não. Assim como os celulares antigos a TV tinha antena. E quando alguém ligava o liquidificador começava a interferência...

Bom, se você saca de ondas, sabe o que é uma intereferência. Se você não sabe a gente vai tentar explicar de um jeito fácil. Coisas vibram. Quando uma coisa vibra de um jeito perto de outra que vibra de outro dá interferência, e é isso que acontece com as ondas de rádio. E isso é um dos problemas que tem no seu Wi-fi: Interferência.

Quando tem um monte de rede no mesmo lugar você tem interferência. Note que a interferência não se dá unicamente com vários dispositivos usando a mesma rede mas sim com diversas redes no mesmo lugar. Isso porque as máquinas operam de modos inteligentes na mesma rede mas não em redes diferentes.

Hoje em dia existem diversas bandas disponíveis para as redes wireless e elas são subdivididas em 11 canais. Na verdade são até mais, mas a maioria dos adaptadores de rede só suporta essas 11, então observe as redes ao redor, descubra quais canais que elas usam e troque o seu canal para um diferente e assim você minimiza os problemas de interferência.

- Mas minha rede continua lenta!
- Então você precisa procurar mais soluções alternativas.

De fato precisa, mas você sempre vai ter um fator limitante que é a frequência na qual as redes wireless operam. Quanto maior for essa frequência, maior será a quantidade de informação que poderá ser enviada. Na verdade existe a fórmula da eficiência espectral que é uma forma de você medir a eficiência de uma onda de rádio para a transmissão de informação.

Se mesmo com seu roteador configurado da melhor forma possível sua comunicação ainda estar lenta, então seu problema apenas será resolvido utilizando redes com maiores frequências. O protocolo nstreme encontrado nos aparelhos da Mikrotik atualmente pode ser uma boa opção. O problema é conseguir configurar os seus receptores para funcionar com esses roteadores, o que pode ser uma dor de cabeça.

Então por enquanto essa é a única lição, e talvez a mais preciosa a respeito de configuração de roteadores wireless. Provavelmente teremos mais lições. Fiquem ligados!


Imagens:
boulevardlondrinashopping.com.br
hojeemdia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário