domingo, 6 de setembro de 2015

Hardcore Devel #30 - Sistemas Sustentáveis #3

E estamos de volta tentando melhorar o desempenho do seu computador, mesmo que longe de você!


O gerenciador de tarefas até te ajuda nisso hoje em dia!

Ok. eu já falei sobre isso antes, e você pode conferir aqui e ali, e se você for lá dar uma olhada você vai ver que eu falei das coisas de um jeito teórico demais e você provavelmente não conseguiu resolver nada, então eu pensei em ajudá-los da forma mais prática. Com imagens.

Só que antes de você começar. Eu quero que você instale o Firefox ou Opera e jogue o Google Chrome fora, sem dó nem piedade. Pode jogar. A não ser que você o use por total integração entre o navegador do seu pc e do seu celular com Android, mas acho que mesmo assim ele continua sendo inútil.

Sendo assim, como a maioria das pessoas não conhece o Opera. Vamos com a raposa de fogo que é mais famosa. Vamos dar uma tunada nela. Eu baixei o Firefox só pra poder mostrar as paradas para vocês! Então vamos descobrir os segredos do browser.


Olha que legal. A galera do Mozilla é satanista.

Não. Mentira. Mas esse é um easter egg que eu não consigo entender mas está presente e sempre diferente em todas as versões do firefox. Basta você chegar na barra de endereços e colocar "about:mozilla", e daí você vai ver isso aí.

Easter eggs a parte, o interessante aqui e você focar no "about:",  porque ele abre portas para um mundo que você nunca viu antes, muito parecido com o Laboratório de Dexter, só que menos legal porque tem menos coisas para serem destruídas. Eu não sei tudo o que tem no about, mas eu sei que boa parte você pode encontrar em "about:about".


Agora ficou bem mais fácil. Só que nós não estamos interessados nisso. Estamos interessados em melhorar a performance. Não seria mais fácil procurar o menu de preferências do navegador?

Não, porque aqui existe uma mágica, o não tão famoso "about:config".


Ah sim. Ele te alerta que mexer nessas coisas pode ser perigoso, mas nós somos intrépidos! E claro, nós seremos cuidadosos.

Mentira, não seremos cuidadosos.


Esse sim é o about:config. Diversas opções internas do browser com uma caixa de busca organizadas de uma forma semi-hierárquica. A partir daqui você pode editar as mesmas coisas que você editava nas preferências e muito mais.

Bom eu vou supor que o seu problemas com os navegadores é o mesmo que o da maioria, consumo de memória e de cpu. Então nós vamos procurar modificar configurações que afetam justamente esses dois recursos. Vamos digitar na barra de busca a palavra "memory", e dar um enter. Teremos diversas opções de configuração de memória.

A primeira configuração importantíssima para evitar o consumo de memória é retirar o uso de cache. Isso porque quando falamos de cache do browser, não estamos falando daquela memória que auxilia a principal, e sim de uma quantidade de coisas que o navegador armazena na memória principal aumentando o consumo da mesma. A primeira coisa que vamos fazer é mudar a variável "browser.cache.memory.enable" para "false". Basta dar um clique duplo que ele troca.


Ele até coloca em negrito pra mostrar que não é o valor padrão da variável.

Lembrando que as alterações em geral só tem efeito após reiniciarmos o browser.

Agora nós vamos tentar melhorar um pouco o desempenho sobre o processador. Vamos mudar alguns parâmetros de conexão. Procure por connection na barra de busca dessa vez. Nós procuramos as variáveis "network.http.max-connections", "network.http.max-persistent-connection-per-server". Não mudamos as de proxy porque a maioria das pessoas não acessa a internet por um proxy. Vamos fazer esse valor cair pela metade.

Vamos mudar também as variáveis "gfx.font_rendering.directwire.use_gdi_table_loading", "gfx.font_rendering.graphite.enabled", "gfx.font_rendering.opentype_svg.enabled", e vamos colocar tudo em false. Acho que a partir daqui você já aprendeu a usar a busca, correto?

Agora a parte que geralmente mais pesa, que são imagens. Vamos alterar as variáveis:

  • image.cache.size, metade do valor
  • image.decode-only-on-draw.enabled, false
  • image.mem.decode_bytes_at_a_time, metade do valor
  • image.mem.max_decoded_image_kb, metade do valor
  • image.mem.surfacecache.max_size_kb, metade do valor

E por fim vamos alterar uma última: network.http.spdy.enabled. Coloque o valor em false.

Isso deve ser o suficiente, e deve melhorar o consumo de memória pelo Firefox, permitindo que você abra mais páginas e faça mais coisas concorrentemente! Quanto mais novo o browser, mais memória ele consome, então não acho que vou conseguir fazer muito mais que isso, mas isso deve mostrar melhora de desempenho se você tem pouca memória na sua máquina.

Se você tem muita memória e quer que as coisas carreguem mais rápido, dobre os números e habilite as caches. Isso deve aumentar o consumo de memória, mas deve permitir uma navegação mais veloz.
O Opera pode ser configurado similarmente, e eu particularmente o prefiro como navegador, apesar de estar próximo de largá-lo também pelo fato dos desenvolvedores terem abandonado o Presto.

Então é isso! Espero ouvir notícias boas! Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário