sábado, 15 de agosto de 2015

Polêmica #27 - Individual x Grupo

Terça-Feira foi dia de polêmica e eu não escrevi nada. Então eu to escrevendo agora!


Meu Deus! Olhe que horas são!

Bom, eu realmente não consigo ver a hora nesse relógio doido aí, mas isso não importa, porque nós vamos debater algo que divide as massas! Algo que consegue ser tão binário quanto zeros e uns! Ah sim, zeros e uns discretos, porque tem um infinito entre esses dois.

Até porquê a polêmica e só pra isso mesmo.

Eu escrevo sozinho. A maioria das minha tarefas eu faço sozinho. Muitas coisas nós fazemos sozinhos. Só que eu trabalho em grupo, eu converso com pelo menos uma pessoa a mais, eu sou noivo da minha noiva. Enfim, tem coisas que não dá pra fazer sozinho, ou até dá se você for muito criativo, mas a questão é: Para todas as coisas, é melhor elas serem feitas sozinho ou em grupo.

Essa é uma pergunta muito difícil para alguns e muito fácil para outros. As pessoas que estão nos níveis extremos das habilidades necessárias provavelmente preferem fazer as coisas por si só, enquanto pessoas no meio tem mais dificuldade em saber quando trabalhar em grupo e quando não trabalhar. Mas por que essa dúvida? Será que existe uma fórmula mágica pra você saber quando trabalhar em grupo e quando não fazê-lo?

Não tenho certeza quanto a isso, mas é possível ter uma noção disso, como eu acabei de falar, e o resultado disso é um bocado intuitivo até. Pessoas que são muito superiores preferem ficar sozinhos, especialmente por serem geralmente visados pelos aproveitadores. E esses aproveitadores preferem fazer as coisas em grupo, justamente pra poder aproveitar a carona de quem é mais capaz. E quem ta na meiuca? E a pergunta original?

Ah, dane-se a pergunta original.

Quem tem habilidades medianas fica dividido entre fazer em grupo ou não fazer pois a avaliação de habilidades é muito difícil e ninguém gosta dos aproveitadores. Ninguém quer que as pessoas ganhem coisas a partir do seu esforço, isso não importa o quanto você prega individualismo ou agrupamento. As pessoas tem um mínimo de senso de justiça nesse sentido. Só que as vezes isso é tolerável quando o agrupamento tem algum benefício mesmo com as diferenças nos niveis de habilidade.

Só que ninguém é bom em tudo, e se você for muito individualista você vai acabar como uma pessoa solitária e triste, e isso geralmente não acaba bem, então é necessário você adicionar uma dose de socialização.

Só que isso tem um custo. Quando você está imerso em um ambiente social, o seu cérebro inconscientemente gasta poder de processamento tentando se comportar bem. Ou seja, você trabalha melhor sozinho!

Então o que fazer?

A resposta é obviamente um equilíbrio das duas. Faça coisas em grupo e faça coisas sozinho.

Existe um ponto chave importante aqui que é a questão da amizade e da preocupação. Grupos funcionam melhor quão mais interligados os seus componentes são(Sincronia), por isso que geralmente os melhores grupos são compostos por pessoas que são bastante amigas entre si. Quando o grupo é grande e você não corre o risco de perder a amizade de alguém se você fizer besteira, as ligações caem.

Ou seja, se for trabalhar em grupo, que seja com pessoas que você goste.


Imagens:
giofilth.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário