terça-feira, 25 de agosto de 2015

Pensando Sobre Matemática #28 - A Farsa de Torricelli

Evangelista Torricelli. Um famoso cientista mais conhecido por uma equação.


Só que a equação é uma farsa.

Não estou querendo demonizar Torricelli. O cara trabalhou no barômetro! Ele foi importante. Só que quando a gente tá no ensino médio, colocam a equação dele como se fosse uma mágica, e a idéia aqui é mostrar que te enganaram esse tempo todo, e bastava você olhar para os sistemas de equações que você veria a solução lá o tempo todo.

Então vamos começar listando as equações do movimento uniformemente variado! Sf=S0+V0.t+a.t22 Vf=V0+a.t A primeira equação é bastante famosa. Geralmente ela aparece assim pois é uma forma de descrever a posição do corpo em função do tempo de uma forma extremamente simples. A segunda equação é simplesmente um jeito diferente de olhar para a velocidade do corpo baseado na aceleração, da mesma forma como você calcula o espaço baseado na velocidade quando ela é constante.

A equação de Torricelli surgiu porque o problema que ele estava olhando era diferente. As mesmas equações se aplicavam, mas o que era variável e o que era constante era diferente dos problemas clássicos de cinemática. A grande sacada de Torricelli é que ela é uma equação para a posição que independe do tempo. A equação é esta aqui: vf2=v02+2.a.(Sf-S0) Só que ele estava interessado na verdade era em calcular a velocidade final das coisas e não a posição final sem saber qual era o tempo final percorrido. E a equação dele faz isso sem utilizar o tempo! Olha que legal.

Mas em compensação ele te diz qual é a posição final. Ou seja, ela é um grande macete, até porque no final você pode calcular o tempo decorrido usando a equação que calcula a velocidade final baseada na inicial e na aceleração. Ou melhor, nem isso. A brincadeira de Torricelli é que todas as variáveis exceto o tempo e a velocidade final. E agora vem a maravilha da álgebra linear:

Um problema linear bem posto possui a quantidade de variáveis igual a quantidade de equações.

E olha que legal. No início do texto eu passei duas equações e eu acabei de dizer que o problema utiliza duas variáveis. Resultado: Dá pra resolver o problema com aquele sistema de equações. De fato, se você isola o tempo na segunda equação: Vf-V0a=t E substituindo na primeira equação: Sf=S0+V0.Vf-V0a+a.(Vf-V0a)22 Se você desenvolver isso, você vai cair na equação de Torricelli. O que? Tá com preguiça!? Ok, a gente quebra esse galho pra você. Jogue o espaço inicial pro outro lado da equacão: Sf-S0=V0.Vf-V0a+a.(Vf-V0a)22 ok, agora vamos eliminar os denominadores. O MDC disso aí é 2.a: 2.a.(Sf-S0)=V0.2.(Vf-V0)+(Vf-V0)2 Mais a frente temos um produto notável. Vamos abrir essa equação: 2.a.(Sf-S0)=2.Vf.V0-2.V02+Vf2-2.Vf.V0+V02 Dá pra ver quem vai somar aí nessa equação: 2.a.(Sf-S0)=Vf2-V02 Eta! É a equação de Torricelli!

Ou seja, a equação de Torricelli é perfeitamente dedutível. Ela parece ser bonitinha mas no final das contas não faz nada de novo. Espero que isso tenha servido para ampliar a visão que vocês tem das equações de física.

Caso contrário, pacência.

Imagens:
sciencephoto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário