terça-feira, 11 de agosto de 2015

Hardcore Devel #26 - Sistemas Sustentáveis #1

A tecnologia é surpreendente, computadores mais e mais poderosos surgem para rodar programas mais e mais poderosos. Só pra fazer coisas desse tipo.


E é por isso que iniciamos a nossa busca.

Ok. Brincadeiras a parte, o Windows evoluiu bastante. A quantidade de telas azuis foi reduzida drasticamente e os sistemas estão curiosamente estáveis, até o Windows 8 que estava previsto para ser um desastre foi uma coisa boa. Quebrando assim o padrão da Microsoft de alternar entre sistemas bons e ruins.

Só que o Windows acabou se tornando uma ferramenta de entretenimento. Apesar de ainda o utilizarmos para trabalhar, os usos dele hoje em dia basicamente são usar a internet e jogar alguma coisa. Eu acredito fortemente que é o mercado de entretenimento que mantém o windows de pé até hoje porque a comunidade Linux é bastante chata com essa coisa de código aberto. E fechar o código no Windows é moleza.

Isso obviamente não quer dizer que os programas sejam inquebráveis.

Então o objetivo atual é migrar completamente para um sistema Unix. Eu que já uso um Debian no trabalho já estou apto a migrar completamente. Só tem o problema do entretenimento, muitas coisas ainda não foram disponibilzadas para o ambiente Unix. Outras, em contra-partida, nasceram nele.

Fora que o problema que eu estou abordando não é exclusivo dos ambientes Unix. o Windows passa pelo mesmo problema.


O Mac não porque quando começa a dar problema o candango tem dinheiro pra comprar um novo.

Então vamos atacar o problema de fato. Os computadores ficam obsoletos com o avanço da tecnologia. Isso é óbvio. Só que nós podemos aproveitar a vida útil deles. É possível fazer muita coisa usando usando pouca coisa. A primeira pergunta é: O que nos limita em um computador?

- Hardware.
- Só Hardware em si?
- Não, na verdade nós vamos atacar o problema secundário. Softwares ineficientes.

Pois é. Os programas hoje em dia estão cada vez menos eficientes. Você quer um exemplo? Abra o seu navegador de internet. Se não for um Links, ou um Browser mais desconhecido você vai ver que você vai passar dos 100MB de memória residente. Sendo que hoje em dia o Browser é uma ferramenta indispensável, então o que você vai fazer em um ambiente de escassez de memória?

Arrumar um browser novo. Óbvio.

Eu particularmente uso o Opera, que é extremamente personalizável. E se você quer uma razão para ser fã do Opera, saiba que eles que fornecem as engines para os navegadores dos sistemas da Nintendo!

Na verdade, vamos tentar mudar todo o esquema, e sacrificar beleza por desempenho. O Unix faz isso, e o Windows também, acredite você ou não. Existem diversas formas de configurar o seu ambiente para melhor desemepenho e aumentar a vida útil da sua máquina mesmo que você faça um upgrade dos seus sistemas.

Ok, isso foi a primeira edição de uma série toda para falar sobre a falta de bons softwares e o impacto que eles tem no seu computador.

Fiquem atentos, pois logo teremos dicas de como melhorar o desempenho da sua carroça!


Imagens:
en.wikipedia.org
apple.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário