sábado, 11 de julho de 2015

Polêmica #22 - Habilidades Guitarrísticas

Terça-Feira foi dia de polêmica. Mais polêmica que isso só eu postando atrasado mesmo. Mas a prova de AD já passou, o trabalho de Data-Mining ta quase acabando então o peso ta começando a aliviar.

Você já participou desse tipo de discussão. Você gosta de um guitarrista, seu amigo gosta de outro e vocês ficam tentando debater a razão de um ser melhor que o outro. No final vocês vão para o buteco, bebem uma cerveja, comem uma pizza, e continuam essa discussão no dia seguinte.

A polêmica jamais vai acabar!

Pois é, quando nós falamos a respeito da habilidade de alguém fazer alguma coisa nós temos sempre que levar em conta uma porção de coisa. A quantidade de variáveis pode ser gigantescamente grande. Só que a gente não tá nem ligando pra isso e a gente continua discutindo esse tipo de coisa assim mesmo, porque a graça é discutir.

Então a brincadeira é simples. Vamos definir um padrão não subjetivo para avaliarmos nossos guitarristas. Provavelmente será um padrão que você não concorda, completamente subjetivo, e consequentemente completamente horrendo para se discutir esse tipo de coisa, mas se você fala de música e não é subjetivo, você provavelmente é um robô.

Você não gosta de um guitarrista pela velocidade que ele palheta. Também não é pela velocidade com a qual ele consegue mexer os dedos da mão esquerda ou direita. Se o cara toca com o dente, ou o cara só usa o dedo mindinho você também não tá nem aí. Você quer é escutar um sonzinho porreta que te agrade, e isso varia até com o seu próprio humor.

Então vamos começar o trabalho inútil, porém divertido de padronização de classificação de guitarrista.

1 - Ser capaz de fazer frases melódicas e de manter uma harmonia
Isso é importante porque o cara que fica só no fundo fazendo acorde é um saco, mas quando o cara fica só firulando com frase melódica também é um saco. Então o bom guitarrista tem que saber fazer as duas coisas.

2 - Deve possuir alguma composição solo
É importante o cara ter uma música usando a guitarra como instrumento melódico principal. Isso mostra que ele dá bastante impotância ao instrumento.

3 - Tem que dar uma cantada
O cara tem que ser capaz de fazer pelo menos um backing vocalzinho.

4 - Saber a hora de parar um solo
Guitarrista adora fazer isso. O cara faz solo até amanhã se deixar e chega uma hora que cansa. Então o cara tem que saber a hora de dar uma pausa.

5 - Pensa na equipe
O cara não só sabe quando parar mas também faz coisas que chamam atenção pro resto da galera, musicalmente ou presencialmente.

Acho que esses 5 critérios são importantes. Agora vem o 6 que é o mais subjetivo de todos.

6 - Eu(Você) curte
Tu gosta do estilo de tocar do cara. Você acha que o cara faz frases agradáveis ao seu ouvido.


Não, não vou fazer lista de quais são os guitarristas que eu gosto mais porque eu não to numa vibe muito classificatória. Quando os caras são muito bons, você simplesmente coloca ele no conjunto de caras que você curte, e não se preocupa mais em classificá-los.

Fui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário