quarta-feira, 24 de junho de 2015

Polêmica #20 - Criminalidade

Terça-feira é dia de polêmica! É dia de falar bastante besteira embasada por uma lógica distorcida desprovida de bases empíricas! É dia de jogar os seus pensamentos na mesa com vontade de chegar a alguma conclusão por mais estranha que seja.

Afinal, que mal pode fazer se você der uma facada em alguém?


Essa aqui deve machucar um pouco mais.

Enfim. O assassinato do médico Jaime Gold, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, gerou uma repercursão bastante forte no estado, consequentemente fazendo as pessoas discutirem a questão da redução da maioridade penal novamente, uma vez que o delito foi praticado por um menor.

E logo aparecem os direitos humanos, as pessoas que detestam os direitos humanos, e outras pessoas também, mas o debate se dividiu em duas vertentes. As pessoas que querem a redução da maioridade penal e as pessoas que são contra isso. Elas se olhavam umas as outras como defensores de bandidos e genocidas, respectivamente.

Então vamos pensar um pouco aqui em como reduzir a criminalidade.

Vamos começar pelo básico. Para que exista crime, precisamos de criminosos. Então precisamos pensar em como reduzir o número de pessoas propensas a cometer um delito. Temos duas formas de fazer isso.
  1. Prendendo as pessoas após o delito
  2. Evitando a pessoas cometam o delito
E aqui que a discussão fica quente pois, a primeira solução é extremamente simples e parece eficiente. A cada deliquente que você tira das ruas, é menos um fazendo besteira por aí certo? E tem mais, não existe uma forma 100% certa de você evitar que as pessoas cometam crimes, é uma coisa completamente aleatória!

Seria completamente aleatório assim?

Existe uma quantidade relativamente grande de estudos relacionando a criminalidade a falta de oportunidade. Na verdade é uma matemática de tomada de decisão simples. Se você não tem como comprar carne, então você vai roubar a carne pois pelo menos você vai ter alguma coisa para comer dessa vez, nem que você tenha que fugir da polícia. Fugir da polícia na verdade é um preço pequeno para estar vivo.

Será que a estratégia 2 não tem nenhuma chance, será que todos oss outros exemplos que usaram a estratégia 2 deveriam ser tratados como mera coincidência?

Bom imagine que a quantidade de criminosos é similar a uma fila de um banco. Conforme o tempo passa, mais pessoa entram nessa fila, ou seja, mais criminosos aparecem. Suponha também que eles saem da fila conforme vão sendo presos, ou seja, eles são atendidos quando são presos. Qual é o tamanho dessa fila? Do que depende o tamanho dessa fila?

Sim isso é uma estratégia computacional para você olhar para esse tipo de problema.

Bom, se a taxa de entrada de pessoas na fila é maior do que a taxa de saída, obviamente essa fila irá estourar, concorda?

Então acredito que seja importante sim educar os jovens para que não seja necessário punir os adultos. A questão é, não podemos retirar verbas da segurança pública para aumentar a verba da educação, se o fizermos, a fila vai continuar crescendo indefinidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário