quarta-feira, 6 de maio de 2015

Um Jogo de Soma Zero

"A vida é um jogo" é uma frase um bocado conhecida. A partir dai podemos fazer muitas outras perguntas, afinal, ela é mesmo um jogo? E se for, que tipo de jogo ela é? Como se vê, existem muitas pergunta, e parece que todas elas estão sem resposta. E parece que talvez ela não tenha uma resposta.

Neil deGrasse Tyson, um dos mais renomados físicos da atualidade, e mais uma das pessoas que luta para mostrar que a ciência não é um bicho de sete cabeças e sim uma procura pelo entendimento da realidade, deu recentemente uma palestra onde uma criança fez a pergunta "Qual é o sentido da vida?".



E bem, a resposta dele foi brilhante, pois quando nós fazemos perguntas, esperamos que a solução seja algo encontrável, e muitas vezes, tangível. A resposta dele foi que o sentido da vida não é algo desse tipo, e sim algo construível. Nós vamos construindo o sentido da nossa vida. Nós vamos criando as explicações que parecem solucionar esse mistério.

E as vezes nós compartilhamos, como eu estou fazendo agora. A vida é um jogo de soma zero.

- O que é um jogo de soma zero?
- É um jogo onde um perde e o outro ganha

Existem também os jogos de soma um, onde todos ganham, mas a vida é de soma zero. Tudo, absolutamente tudo, é uma questão de troca. Os algoritmos de computação trocam desempenho por memória. As soluções de engenharia trocam risco por dinheiro. Cirurgias trocam invasão por eficácia. E nós temos estamos no meio disso tudo tentando escolher qual das opções condiz mais com a nossa situação atual.

Até mesmo o nosso campo emocional/racional é soma zero. Pessoas mais racionais são menos emocionais, e vice-versa. As discussões de modelos políticos e econômicos são assim. Diabos, até a física é assim! O princípio da incerteza de Heisenberg não deixou nem a ciência passar em branco.

Mas cá estamos nós. Lutando no meio dessa confusão toda. Tentando fazer com que ela seja de soma um. Sem saber de metade do que acontece a nossa volta. Nosso cérebro processa informação a uma velocidade incrível e mesmo assim parece não ser o suficiente pra pensar sobre o que acontece dentro e fora de nós.

Escolher uma direção para onde se mover significa sacrificar todas as outras. Escolher uma carreira para seguir significa ignorar todo o resto do conhecimento que existe no mundo para saber sobre uma coisa só.

Mas ainda assim, a vida é a coisa mais bonita que existe. E eu me orgulho de viver a minha ao lado de quem eu amo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário