quarta-feira, 13 de maio de 2015

Reflexões #7 - A Revolução da Internet

A partir dos anos 1990 a internet começou a se popularizar rapidamente. Conectar-se tem se mostrado cada vez mais importante, pelo menos para a sociedade, e pelo ritmo das coisas, vai ser importante também para o trabalho e para a economia. Só que nós nem sempre tivemos esse grau de conexão. Passar uma mensagem para uma outra pessoa em outro ponto do globo antigamente necessitava do serviço de correios.

E muita coisa mudou de lá pra cá. Como a informação se dissemina muito mais rapidamente, logo muitas pessoas tiveram acesso a muitas coisas. E no meio desse caos de dados, alguém tinha que começar a impor alguma ordem. Chegaram então os primeiros buscadores. Yahoo de um lado e o "Cadê" aqui no Brasil. eles conheciam alguns sites e o organizavam manualmente. Eram os mais usados até o surgimento da Google e seu mecanismo completamente automatizado de organização de busca.

E bom, quem realmente ganha dinheiro hoje, não é necessariamente as pessoas que produzem coisas.

Com a globalização, e com esse caos de informação que está sendo gerado, as pessoas não estão mais pagando por vendas. Até porque, muitas das coisas hoje em dia podem ser encontradas de graça na internet. O trabalho de um humorista é consideravelmente mais difícil se você considerar que a pessoas podem simplesmente procurar algum conteúdo na web e rir enquanto encontrar coisas que as agradam.


Da mesma forma, a arte. Ilustrações abertas aos montes, e muitas brigas por violação de copyright. Expor algo na internet é basicamente pedir para que aquilo seja encontrado por alguém(Só o meu blog que ninguém acha). É basicamente impossível esconder conteúdo na internet, que dirá aquilo que é facilmente apreciado pelas massas.

E torno a repetir. Os gigantes que produzem dinheiro hoje na internet não produzem conteúdo diretamente. Eles são grandes coisas crowdsourced. Ou seja, alguém ou alguens produzem todo o conteúdo pra eles e o único trabalho deles é organizar e exibir esse conteúdo de acordo com a preferência dos visitantes. É mais ou menos o que a Smart TV tenta fazer hoje em dia. Só que a quantidade de canais de TV que existem só é grande por causa do Youtube. Em outras palavras, você vai escolher entre assistir o Youtube ou alguma outro organizador de conteúdo como a Netflix.

E foi com esse propósito que eu criei esse blog. E deve ser por isso que ele provavelmente não bomba. Eu sou um produtor de conteúdo. Eu sou autor dos meus próprios textos(E se possível terei colaboradores, um viva para o crowdsourcing!) e bom, já não espero ganhar muito dinheiro com isso mesmo, mas espero fazer diferença com o conteúdo que eu produzo.

E acredito que é assim que outras pessoas deveriam fazer também. O que as pessoas estão fazendo é simplesmente organizar e reproduzir coisas, e não criar coisas novas com opiniões próprias, ou seja, não estão fazendo porra nenhuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário