terça-feira, 5 de maio de 2015

Polêmica #16 - O Poder do Batman

Apertem os cintos! Terça-feira chegou! Hoje é dia de polêmica!

E hoje eu vou falar sobre uma coisa que vai sair nos cinemas. Não sei exatamente quando, mas posso dizer com certeza que vai aparecer. É o filme do Batman vs. Superman. Na verdade o que eu quero fazer hoje é basicamente irritar os fãs do Batman. Que particularmente pra mim simplesmente esquecem das limitações do personagem.

Mas vamos lá. Acredito que o primeiro erro do Batman foi a entrada para a liga da justiça. O Batman não tem calibre para estar na liga. Ele é basicamente um cara treinado em artes marciais com muito dinheiro e uma vontade ensandecida de prender os caras maus. Diabos, essa vontade as vezes atrapalha ele pelo simples fato de ele não brigar pra matar.

Mas ainda assim ele está lá e as pessoas colocam o poder tecnológico do Batman como sendo o equalizador entre ele e os outros heróis. Isso funciona muito similarmente ao homem de ferro nos vingadores, cujo único poder é a tecnologia e a genialidade. Então vamos a primeira comparação:



1. O Batman não é tão genial quanto o Tony Stark.

A questão é extremamente simples. Se o batman fosse tão inteligente quanto o Tony, a armadura do batman seria extremamente similar a do Tony. Ele não andaria por aí com uma malha resistente dando socos nos caras. Ele teria simplesmente uma armadura absurdamente poderosa e seria ridiculamente mais fácil de lidar com os caras maus. Provavelmente o coringa já teria sido preso de uma forma bem mais inteligente do que no asilo de não sei das quantas.

E se o Batman perdesse a fortuna que tem, provavelmente não seria capaz de reavê-la. Tony Stark em contra-partida seria capaz de levantar fundos novamente para realizar seus feitos tecnológicos.

Uma desvantagem severa é que o Homem de Ferro basicamente vende armamento, então ele basicamente vende o problema para o qual ele e a solução. Econômicamente brilhante, porém inútil se você procura uma convivência menos violenta.

--

Mas ok. Isso começa a fazer sentido nesse novo filme do batman onde ele tem um robô feito especialmente para enfrentar o super-homem. A pergunta mais simples é: <b>Por que diabos ele quer enfrentar o super-homem?</b> Pra testar os limites da tecnologia humana?

Voltando. O Batman é um cara, cuja esfera de atuação é basicamente a do arqueiro verde. Em suma, o Batman é um Arqueiro Verde com mais dinheiro. Até porque, devido as coisas que os dois fazem, eu duvido muito que o Batman seja muito mais inteligente que o arqueiro verde. Até porque, um segundo erro foi cometido, o arqueiro verde foi parar na liga da justiça também.

Então aí vamos a segunda comparação:

2. O Batman é menos treinado que o Arqueiro Verde.

Pelo simples fato do batman recorrer ao combate corpo a corpo sempre que possível. Ele sempre teve a opção de poder desarmar os caras a distância. Ele não precisa de batarangs! Ele podia ter um arco e flecha um pouco mais parrudo e ir atirando e explodindo as paradas e pegando os bandidos dessa forma, muito similarmente ao arqueiro! Foda-se o estilo! Quer estilo? Crie tazers super avançados. Pronto!

É não e raro ver o Batman levar porrada. Tudo bem que o Arqueiro também apanha pra cacete, só que o Arqueiro é uma porra de um arqueiro. O Batman sendo especialista do jeito que é devia ter enfiado a porrada no Bane no terceiro filme daquela trilogia que eles fizeram.

E ambos não tem poderes.

--

- Então porque o Batman é tão adorado assim?

Cara essa é a pergunta que eu também me faço. Se você olhar tecnicamente, o arqueiro verde tem muito mais problemas pra resolver do que o Batman, especialmente agora com a série onde ele tem uma equipe e uma irmã, e mais uma galerinha que ele não quer deixar morrer. Mesmo o Batman querendo proteger toda Gotham, ele não tem vínculos emocionais com nenhuma outra pessoa.

Mas os vínculos deles não é exatamente o que faz as pessoas gostarem dele. O que faz as pessoas gostarem dele é a capacidade de superar desafios sobre-humanos usando coisas humanas. O que é feito pelos dois na liga justiça. Resumindo, ninguém tem mais razões pra gostar mais do Batman do que do Arqueiro Verde. Muito menos do Homem de Ferro.

E bom, não dá pra enfrentar o super-homem. É quase impossível. Só existem duas formas de derrotá-lo que são: Magia, e Goku. Só o Goku consegue aguentar as porradas do Super-homem e de fato bater nele. E Magia pq, bem, magia é apelão, é basicamente alteração da realidade. O que pode até ser problemático, pois no pico de poder(auge da loucura dos roteristas) ele socou a realidade.

Então Batman, desiste cara. Essa você não ganha...

Um comentário:

  1. Pow... Talvez o MacGyver conseguisse dar umas porradas no homem de aço. Vai saber.

    ResponderExcluir