quarta-feira, 20 de maio de 2015

O Preço das Coisas

Acho que muitas vezes nós não temos noção completa da realidade. As coisas acontecem a nossa volta e nós amos nos acostumando com elas. Afinal você tem duas escolhas, entrar no sistema ou se rebelar contra ele. A primeira geralmente te garante melhores resultados.

E qual é o preço de se rebelar? E o de se acomodar?

Não sei. Estar vivo, e fazendo coisas é o que você recebe em troca de se acomodando, o que você também conseguiria se rebelando, porém não conseguiria ir muito além disso pois todo o sistema tem mecanismos de defesa, e eles iriam tentar te impedir de progredir. Fazer coisas para um rebelde é muito mais complicado do que fazer coisas para um acomodado.

Qual é o preço que você paga por fazer coisas? Basicamente tudo o que você faz tem um preço. Não seria exatamente um preço, mas sim um valor, e esse valor se converte em preço de acordo com o valor que as outras pessoas dão. Lei da oferta e da demanda. Isso é o básico da economia. Sendo rebelde ou acomodado, você continua pagando um preço.

Mas alguém aí acha que economia lida com dinheiro?

Tudo tem um preço, o problema é que muitas vezes esse preço é invisível. Produzir combustível e vender por R$ 2,00 tem um preço que é pago pela natureza que sofre os cruéis revezes da produção desenfreada. O iPhone que custa R$ 3000,00 custa o trabalho escravo de milhões de pessoas na china. A comida que chega na nossa mesa custa todo o processo de transporte das fazendas até os mercados. E nós ainda achamos caro.

E o que é mais incrível, algumas coisas ainda são rentáveis mesmo que sejam baratas. Provavelmente porque nós não vemos o preço que outras pessoas estão pagando. Trabalhadores dando horas extras sem receber centavos a mais. Acúmulo de cargos para trabalhadores que tem uma boa vontade que beira o infinito. A falha dos equipamentos de geração de energia elétrica por conta dos gatos de luz.

Tem muito preço que tá errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário