quarta-feira, 15 de abril de 2015

Reflexões #5 - Os Dois Lados da Moeda

Bom, acho que todo mundo passa por isso um dia. Alguns dias são do caçador, porém outros são da caça. Algumas vezes nós somos alunos, e outras vezes nós somos professores. Se todos os professores já foram alunos algum dia, por que será que existe uma certa distância entre eles?

Não sei se você já entrou no meio de um grupo formado por seus professores por qualquer razão. A maioria das pessoas pensaria que você na verdade está prestes a levar uma bronca deles, mas na verdade você foi chamado por qualquer outra razão.

Eu fui chamado pra cantar parabéns pra uma pessoa que eu nem conhecia.

Eu pensei até em tirar uma foto, mas aí eu ia ter que pedir direitos autorais para todos eles e isso ia demorar muito. Não ia dar certo, então a experiência vai ser narrada mesmo.

Bom, geralmente, nas instituições de ensino, cada professor tem a sua sala. Eu tinha uma aula hoje e fui esperar por lá pra poder falar com a professora e saber se ia de fato ter aula, já que ela ia para uma palestra. Hoje era aniversário de duas outras pessoas que trabalham lá. Uma de fato é professora a outra é faxineira. Isso não é uma tentativa de diminuir uma ou enaltecer outra, é simplesmente a função que elas ocupam no momento. Eu nem sei o nome delas.

Bom, só que a festa foi organizada pelos outros professores na copa que tem no final do corredor onde fica a sala dos professores. E eu que esperava calmamente no meu canto fui chamado pra cantar parabéns pra pessoas que eu nem conheço direito no meio das pessoas que já deram aula pra mim alguma vez na vida, ou ainda estão o fazendo.

Cara, é estranho.

E bom, eu já estive do outro lado da moeda. Eu já dei aula pra pessoas. Eu sei mais ou menos o que acontece. Eu já convivi com o lado ensinante e já escutei papo entre professores. Eles sabem bem como os alunos vão se comportar e mesmo tentando fazer algo a respeito eles sabem que são impotentes quanto a isso. Eu soube que não haveria muito o que fazer quanto aos meus alunos quando eu ministrei aulas.

E vendo a cena de um bando de professores cantando parabéns, é simplesmente igual a qualquer outro grupo de pessoas. Não tem diferença nenhuma. Eles são gente igual a gente. Só que quando eles se juntam parece uma massa gigantesca de conhecimento contra a qual você não gostaria de argumentar.

E nós sabemos que sempre seremos professores ou alunos. Não importa o momento. Isso quando nós não somos os dois ao mesmo tempo, e mesmo assim, parece que um aluno parece extremamente distante do mundo deles e na minha concepção isso não está certo.

Acho que deveríamos pensar novamente sobre o que é ser um professor, o que é ser um aluno, e o que é ser alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário