terça-feira, 7 de abril de 2015

Polêmica #12 - Jean vs. Kim

Hoje é terça-feira. Hoje é dia de polêmica! Dia de debater aqueles assuntos que ninguém gosta de debater porque acham que lhe torna um chato intelectual fútil e inútil.
 
E é isso que seremos hoje. Na verdade eu vou ser mais que chato porque eu vou falar sobre duas pessoas extremamente chatas. Uma que tem um grande destaque e outra que está começando a aparecer agora. Estaremos falando sobre Kim Kataguiri e Jean Wyllys.

Bom, se você não é completamente alienado a respeito de política brasileira, você sabe que Jean Wyllys é um deputado federal. E um rapaz extremamente influente na mídia especialmente por estar ativamente defendendo o público LGBT. Outra característica dele é o fato de ser um dos políticos que mais se vale das redes sociais e da Internet.
 
O outro rapaz é bem menos conhecido, mas é o suposto líder intelectual da manifestação do dia 15 de março e atual colunista da folha de São Paulo. Porém ganhou espaço quando foi atacado por Jean em um programa de televisão onde foi chamado de analfabeto político. Kim Kataguiri, um dos representantes do Movimento Brasil Livre(MBL), desafiou o deputado para um debate intelectual. Como você pode ver aqui:

 
O que sabemos é que Kim é um jovem de 19 anos que defende o liberalismo. Jean é um deputado experiente que tem muitos seguidores, mas curiosamente o primeiro parece ter mais coerência do que o segundo.
 
E a briga entre os liberais e os não liberais será eterna. Apesar de que, na história da economia, os liberais tem uma seria tendência a culpar o estado quando as coisas não vão ao seu favor. É fato que o liberalismo cria verdadeiros monstros, e algumas hipóteses necessárias para seu funcionamento nem sempre são válidas no Brasil. Isso não significa que ele é completamente inútil, visto que há idéias liberais que fazem sim bastante sentido.
 
Veja bem que liberalismo não necessariamente está conectado com o capitalismo. As idéias liberais estão ligadas a forma com a qual o estado interfere em seu mercado, que na verdade é mínima. Os liberais discordam da interferência do estado na economia e acreditam que o mercado é capaz de se auto regular. Outras pessoas acreditam que o estado deve sim estar presente e interferindo para que ser evite situações de crise e o poder de  produção interno possa ser preservado.
 
Note que, apesar de economia e política serem coisas distintas, elas andam lado a lado. Todas as decisões tomadas na política influenciam diretamente na economia. As leis feitas pelos deputados  são capazes de mudar totalmente o fluxo da economia. Enquanto a economia é cariz de indiretamente induzir mudanças na política.
 
Mas isso tudo não importa, nós só queremos ver o circo armado entre Kim e Jean wyllys, que até agora não respondeu o vídeo de Kim, pegar fogo. Mas sabemos que assim que a resposta chegar, se o Jean tiver argumentos para responder, o Facebook irá rapidamente nos notificar.
 
Vamos ver esses dois falarem muita besteira ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário