segunda-feira, 27 de abril de 2015

Hardcore Devel #14 - Testando a MinArena

OK! Saindo super atrasado, mas saindo! Esse feriadão foi complicado mas agora nós estaremos retomando a rotina, novamente com alguns percalços devido a uma prova no meio da semana. Porém o trabalho não pára! E esse é o Hardcore Devel!

Os desenvolvimentos tem estados relativamente parados, mas temos boas novidades no projeto MinArena. Vamos a alguns resultados obtidos recentemente.

Uma versão de testes foi compilada recentemente. A compilação e os problemas pra entender melhor como funciona os compiladores GNU em geral foram frutíferos e até renderam um post. Que foi curto, mas documenta o problema da compilação em C++ e da distribuição de código nessa linguagem através de sistemas operacionais diferentes.

Não, essa versão de testes não está aberta ao público porque muitas coisas necessitam de ser acertadas. Não há autenticação para a entrada no servidor. De fato, não há nem um servidor fixo. Eu não possuo uma máquina para funcionar 24/7 provendo a aplicação servidora, portanto os testes executados foram fechados, mas serviram pra dar uma idéia.

A boa notícia geral é uma baixa latência mesmo em conexões de longa distância. Um dos testadores mora em um continente diferente do meu, e aparentemente não sofreu latência e pode brincar normalmente. Curiosamente, outra pessoa que está na mesma cidade que eu sofreu mais latência do que a que estava em outro continente. Estou supondo aqui que é o problema da mistura de protocolos no roteador, mas há muitas outras possibilidades, e isso significa que as camadas de rede das aplicações precisam de mais melhorias.

Porém a informação vital aqui é que falta sinalização. Os jogadores não conseguem ter noção do estado em que estão. Não sabem se o personagem está olhando para a esquerda, para direita ou para qualquer outra direção, e isso e ruim! A clareza do estado para o jogador é importantíssima!

Outro problema recorrente é a respeito da velocidade. A velocidade com a qual as coisas se deslocam está pequena para uma arena muito grande. A brincadeira aqui vai consistir de mais dois testes:
  1. Gerar um campo de batalha menor.
  2. Aumentar a velocidade
O resultado dos testes nessas novas condições deve dar uma noção boa dos valores a serem usados para as características dos objetos. Isso tudo servirá para balancear os atributos dos personagens e permitir um jogo mais saudável, independente do personagem que seja escolhido.

Por enquanto é só. Fique ligado para mais sobre os projetos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário