terça-feira, 10 de março de 2015

Polêmica #8

E vai começar mais um dia de polêmica! Debatendo aqueles assuntos que você não gosta de debater! Ou até gosta porque tem gente que gosta de ficar discutindo sobre essas coisas.

Hoje o tema é mais político. Então peguem suas bandeiras e suas armas e preparem pra abrir fogo, porque a chapa vai esquentar!


A palavra chave desse ano parece ser "impeachment". Depois de uma recessão econômica devido a descoberta dos esquemas de corrupção envolvendo a Petrobras e as diversas Empreiteiras ligadas a ela e ao governo, Agora todos querem a cabeça da presidente Dilma. Onde é que está o problema nisso tudo?

Antes da gente começar a falar de Dilma, vamos falar um pouquinho de história, não sei se todo mundo já estudou, e se quem estudou lembra, mas a primeira história de impeachment no Brasil foi em 1992, quando o presidente Fernando Collor de Melo(Hoje senador), foi pego em um esquema de corrupção com o tesoureiro da campanha de seu irmão. Vocês podem não conhecer o nome do presidente, mas provavelmente já ouviram falar de "PC Farias".

Ok. O esquema de corrupção de Collor foi diferente do de Dilma. Não vamos entrar aqui em como o dinheiro circulava na mão dos políticos. O que interessa aqui são as razões que o levaram ao Impeachment, mesmo sendo o primeiro político eleito pelo povo após o fim da ditadura. Que belo início, hein, senhor Collor?

Resumo dos fatos. O esquema econômico de Collor gerou uma recessão econômica de violência similar a atual. Uma das primeiras mudanças foi confiscar os bens dos bancos, tanto das poupanças como das contas correntes, similarmente ao que Cristina Kirschner fez na Argentina recentemente. Qual era a idéia de Collor? Combate a Inflação.

Como é que congelar o dinheiro combate a inflação? Simples. A inflação é gerada quando os produtores não conseguem produzir além da demanda. Para uma referência, vá atrás da economia clássica, de preferência Thomas Malthus, que é o mesmo cara do crescimento populacional exponencial. Então você freia a demanda. E aonde está o problema nisso?

Quando você freia demais a demanda, você gera uma crise. A crise de 1929 foi gerada justamente por uma falta de demanda. Quando isso acontece, os produtores obviamente começam a produzir menos e inicia-se um ciclo de queda de produção até que alguém resolve nadar contra a maré. Geralmente quem atenua os efeitos da crise é o próprio governo gerando demana através de obras públicas. Para referência, procure John Maynard Keynes.

Mas o tiro saiu pela culatra, e começou a quebra de várias empresas brasileiras. A demanda de crédito foi freada, então os bancos obviamente reduziram a oferta de crédito. As empresas não podiam mais conseguir crédito para continuar exercendo suas atividades e começaram a falir, uma por uma. Não demorou muito para que a inflação voltasse a subir a níveis ainda mais assustadores, Começa o processo de Impeachment, combinado com o protesto popular, Collor sai de cena e entra Itamar Franco.

Então o que gerou o Impeachment de Collor? O cara fez tanta besteira que nem os próprios políticos estavam aturando mais o que ele estava fazendo. Isso acontece porque os próprios políticos tem acordo com as empresas. Se as empresas não ganham dinheiro, eles também não ganham dinheiro pra financiar campanha. Política e Economia andam de mãos dadas.

Antes que você comece a criticar que isso não acontece nos países de fora. Vejo o documentário "Inside Jobs". No próprio pais exemplo, EUA, isso acontece, e talvez de uma maneira muito mais forte do que no Brasil.

Isso nos dá uma base para compreender se a Dilma irá sair do poder ou não. Note que ela tem o apoio das camadas mais pobres da população, o que dá bastante gente, mas está perdendo apoio da galera que tem maior poder econômico, que é justamente quem está mais propensa a votar a favor da saída da presidente do poder.

Mas seria interessante ocorrer o Impeachment? Será que é necessário repetir o mesmo processo que ocorreu a 23 anos atrás e fazer o país passar por uma turbulência de problemas novamente?

Quando foi denunciado o esquema de corrupção da Petrobras(Que já existia há muito tempo), Ocorre então a crise financeira juntamente com a crise política. O que foi diferente do Mensalão, que impactou apenas a política. Obviamente a mídia ajudou a abafar a coisa toda como abafou a renúncia do Collor em 1992 com uma notícia de novela. Derrubar a atual presidente significa fazer o país passar por tudo o que passou de 1992 até 1994, só que sem a garantia de que vai sair da lama como ocorrera com Itamar Franco. Alguém aí confia no Michel Temer? Alguém aí sabe algo que o Michel Temer fez ou do que ele é capaz de fazer?

Por outro lado, a não ocorrência do Impeachment significa que a mesma presidente vai estar no poder, porém ainda não sabemos como as coisas estão andarão pois a própria é esperta o suficiente para saber o que está ocorrendo e por isso está tentando fazer o possível para salvar a Petrobras, e as empresas que mais geram emprego e movimentam a economia no Brasil.

Mas você podia ter feito isso antes né, presidente?

Antes de pedirem a cabeça da Dilma, existe uma dúvida que vale a pena ser evidenciada: Isso vai mudar alguma coisa?

Acredito que não seja a hora correta para isso. A Presidente sabe que para continuar conseguindo dinheiro ela precisa manter o pais vivo. Pelo menos eu espero que ela saiba disso. Ao que parece, ela vai tomar a direção certa, e pedir um Impeachmente é apenas agravar a crise política e piorar o cenário internacional do Brasil, o que gera desconfiança dos estrangeiros e reduz o investimento deles no país.

Não peça Impeachment por moda. Pense.

Um comentário:

  1. Eu ainda acho que o melhor presidente foi o FHC porque na minha memoria ainda tenho o governo dele marcado como inicio do plano Real. Logico que houve uma preparacao para isso no governo do Itamar ate porque ele era o ministro da fazendo no governo do itamar. O que eu quero saber nao e se q adilma sai ou nao mas acho que e o mesmo que voce. o que eu quero saber e o que vai ser feito a respeito da imflacao. eu nao quero voltar para o tempo antes do Real so isso.

    ResponderExcluir