terça-feira, 3 de março de 2015

Polêmica #7

Hoje é dia de polêmica e hoje eu vou falar sobre o discurso de Jair Bolsonaro sobre o salário de homens e mulheres!

Apertem os cintos!

O que há pra se dizer sobre esse deputado federal? Vamos nos ater ao pouco que sabemos. Afinal ninguém aqui é paparazzi de político(se alguém for, levante a mão) pra saber o que eles fazem, comem, ou cozinham. Então vamos falar pouco do pessoal dele.

Mas sabemos sim que ele causa um alvoroço muito grande em seus pronunciamentos. Muitas vezes ele é acusado de discurso de ódio, o que faz até sentido de você reparar o carinho que ele tem ao escolher as palavras. Porém existe muita gente que acha que o que ele fala tá certo mesmo e tratam ele até como a salvação do Brasil na câmara.

Vamos falar sobre a última notícia dele, que é um debate acalorado, até porque geralmente é o momento em que ele é exposto, sobre a empregabilidade do homem e da mulher e a proteção das leis trabalhistas.

Pois bem. Com todo aquele carinho característico ele fala que a mulher tem que receber menos que o homem. A gente tá em pleno século XXI e ainda tem gente que pensa assim. O argumento dele é que quando a mulher fica grávida ela passa um bom tempo recebendo sem trabalhar, e quem paga o prejuízo é o empregador.

Eu convido vocês a falarem que o Bolsonaro está errado ao falar que o empregador paga o prejuízo.

O erro está em falar que a mulher tem que receber menos por ter esse problema. Todo mundo sabe que as mulheres são tão capazes quanto os homens para executarem qualquer atividade. A questão que eu enxergo que deveria ter sido colocada em xeque é a licença maternidade, e não o salário da mulher.

Ah, mas você é contra a licença maternidade?

Não, mas acho que a questão da licença maternidade é muito mais profunda do que parece, então não vou entrar nela aqui. O que eu estou tentando fazer é mostrar que apesar de parecer um asno quando fala(grita), ele ainda tem um pouco de noção. O problema não é a mulher que tem que ganhar menos. A questão é a proteção que as leis trabalhistas dão as pessoas.

Perceba que, quanto mais leis trabalhistas existem, é menos atrativo para os empreendedores abrirem negócios, pois isso gera encargos a mais do que ele gostaria de pagar para aquele funcionário. Fora outras questões como a impossibilidade de demissão sem indenização.

Economia não é brincadeira. Um funcionário ruim faz com que a empresa gere menos lucros. Se a empresa não pode retirá-los confirme necessita, ela corre o risco de falir. Isso torna muito menos atrativo o emprego de funcionários. O mesmo acontece com os salários dos empregados. O empregador deveria ter o poder de decidir o quanto cada funcionário seu vai ganhar independentemente dos critérios de escolha para isso. Isso é o liberalismo pregado pelo deputado.

Até porque, como bom meritocratas que somos, achamos que as pessoas deveriam receber pelo quanto elas trabalham, e não por quanto está escrito em um papel, concordam? Então porque pagar dinheiro a quem não está trabalhando? Pra que o bolsa família?

Resumindo, Jair Bolsonaro falou muita besteira, mas isso não significa que ele não pensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário