terça-feira, 31 de março de 2015

Polêmica #11 - Leite na Cabeça da Criança

Há algum tempo, circula um video pela internet onde uma pessoa é punida por um comportamento que incomoda a outra pessoa. Isso está correto?

Bem vindo a polêmica. Mwahwahwahwahwa(Risada do Shao Khan, se você não sabe quem é Shao Khan, vá jogar mais Mortal Kombat 2, 3, Ultimate, Trilogy. Os outros não prestam)

A propósito, haverão mais referências a cultura de desenhos e jogos no meio do caminho. Prepare-se!

Vamos ambientar um pouco e descrever melhor o video. Melhor, vamos colocar o vídeo aqui!


Eu recentemente entrei em uma discussão sobre esse caso em especial. E irei tentar fazer um apanhado do que foi discutido na ocasião.

- Mas por que você entrou na discussão?
- Porque hoje eu entendo um pouco de teorias de ensino

Não, não foi só por isso. Na verdade a coisa é simples, alguém que eu conheço não concorda com a atuação do homem, e eu acho que ele estava certo. Apesar de não ser algo que eu faria, eu não tenho nenhuma crítica sobre a forma com a qual ele lidou com a situação.

O ponto inicial é que algumas pessoas acham que é um absurdo você educar uma criança através de métodos mais repressivos. É fato que, hoje em dia a corrente principal é tentar deixar as crianças livres e permitir que elas aprendam as coisas por si mesma. Não é a toa que existe a lei da palmada, que diga-se de passagem é um bocado recente.

O argumento é que, quanto mais você utiliza métodos repressivos para educar as crianças, mais você cria elas, ou agressivas, ou temerosas. O que eu discordo é que isso é uma relação de causa e efeito, como a maioria das pessoas coloca, e sim que é uma questão de probabilidades. A maioria das pessoas acha que se você repreende a criança, desculpe o palavrão, fudeu. A criança vai ser pro resto da vida uma pessoa reprimida sem auto-estima, ou alguém cujo único objetivo é ser mais forte pra reprimir os outros, ou seja, o Freeza(Dragon Ball Z).

Será que é possível que com uma unica ação você reduza todas as infinitas possibildiades de destino do indivíduo para duas?

Bom, eu não sei se isso é verdade, porque eu particularmente refuto esse argumento. Acredito que a maioria das pessoas que pensam assim, subestimam a capacidade de raciocínio das crianças, e o poder de ensino que existe no Behaviorismo.

- Behaviorismo?
- Sim. Eu até já falei sobre isso por aqui.

Behaviorismo é uma corrente de estudo do ensino e aprendizado. A palavra vem de um estrangeirismo, onde "Behaviour" significa "Comportamento". Esse é o nome popular da coisa, mas se vocês quiserem ir para o português vocês podem chamar de "Teoria Comportamental", apesar de todo mundo gostar de um "ismo".

Isso acontece porque o único objeto que essa corrente estuda é o comportamento e suas transformações. Não sei se vocês já ouviram falar do experimento de Pavlov, que fez um pouco de crueldade com os animais a favor da ciência, mas ele estudou esse tipo de teoria com o seu cachorro, e depois com pessoas, e curiosamente, explicava os fenômenos nos dois casos.

Pavlov pegou seu cachorro e deu um biscoito pra ele, e quando ele deu o biscoito, ele tocou uma sineta um pouco antes. Sempre que Pavlov dava um biscoito para o seu cachorro, ele tocava a sineta antes de entregar o biscoito, até o dia em que ele só tocou a sineta. Resultado? O cachorro ficou salivando a espera do biscoito.

Resumindo, você consegue mudar o comportamento dos seres vivos de acordo com os padrões de comportamento do universo ao redor deles.

De fato, um dos principais resultados dessa teoria é a de que, você pode incentivar um comportamento através de reforço posivito, e reprimir um comportamento através de reforço negativo. Você pode incentivar alguém a fazer alguma coisa mais vezes, pagando um salário por exemplo, ou desmotivar respondendo negativamente a ação, como jogando um tomate.

E no vídeo o cara está simplesmente desmotivando a criança a continuar com o comportamento que ele considera negativo.

Simples assim. Acredito que as pessoas tem que parar de subestimar as crianças, e acredito que elas devam ter sim uma quantidade de punições, o suficiente para que elas aprendam que certas coisas não devem ser feitas. Obviamente se você não precisar disso, melhor, mas ainda é um artifício que pode e deve ser usado quando necessário.

E para os pais que não estão observando e ajudando as crianças a lidarem com os comportamentos que são visivelmente ruins, por favor, façam alguma coisa.

Por hoje é só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário