terça-feira, 24 de março de 2015

Polêmica #10

Olá meus amigos! Hoje é dia de polêmica!

Essa polêmica vai um pouco atrasada, mas é algo que eu venho comentando com muitas pessoas, e tenho colhido respostas similares as minhas opiniões.

Como dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, aí vai a imagem!



Essa ilustração foi feita pelo Rafael Albuquerque(Link no nome dele). Um ilustrador brazuca. Que fez essa ilustração como uma alternativa para a capa da revista #41 da Batgirl da DC comics. Diga-se de passagem que é uma arte MUITO foda. Tão foda que merece até palavrão pra descrevê-la.

E porque essa imagem foi escolhida?

Porque o próprio artista recolheu a capa devido a repercussão gerada pela mesma. Muitas pessoas reclamaram da capa, que convenhamos, é uma ilustração extremamente pesada pra qualquer pessoa que a veja. Não escutei nenhum opinião que estivesse no meio. Ou as pessoas sentiram repulsa, ou as pessoas aprovaram, sem hesitar, o trabalho do artista.

Vamos ver a ilustração sem tendências. O que nós vemos aqui?

Vemos a Batgirl sob o completo domínio do Coringa. Ele pode basicamente fazer o que quiser com ela, o que sugere fortemente que ela será estuprada. Note que a heroína está chorando, e com um olhar desesperado, pois ela sabe que ela não tem muitas opções de ação.

Quais são as interpretações que podemos tirar disso?

Uma visão possível é que as Super Heroínas são mais frágeis que os super heróis, portanto ela geralmente choram e se tornam indefesas face a possibilidade de serem agredidas. Isso as torna mais fracas que os heróis. Outra é que elas são mais propensas e mais vulneráveis a ataques dos seus inimigos.

A segunda visão possível é que por mais que a Batgirl seja uma heróina, ela ainda tem sentimentos, ela ainda é capaz de sentir dor e ela é capaz de ser traumatizada. E ela tem medo de que o que quer que o Coringa faça seja um estigma para sempre para ela, sua família ou até para a cidade inteira. Diabos ela pode até morrer nisso aí!

E eu particularmente prefiro a segunda visão.

Bom, eu vou tentar usar uma argumentação não apelativa, e procurando fazer o mínimo de comparações possíveis.

A questão aqui é a fragilidade do personagem quando está sob o domínio de seu antagonista. Será que todo o personagem teria a mesma reação na mesma situação. Eu acredito que não. Acredito que é fato que os homens teriam expressões diferentes. E isso tem uma razão muito clara. Não é porque os homens são mais fortes do que as mulheres mas sim porque homens são atingidos de formas diferentes.

No comercial da série House of Cards, o protagonista diz que existem dois tipos de dor. Bom, eu discordo dele e eu vou assumir que existem três tipos. A dor inútil que você sente temporariamente e depois ela vai embora; a dor fortalecedora, que te torna uma pessoa mais forte após sentí-la e te faz tomar decisões diferentes das que você tomaria antes dela; e a dor destruidora, que estilhaça o seu espírito e faz com que você se sinta impotente pelo resto da sua vida, e comece a considerar suicídio como única opção.

Veja bem, eu não sou nenhum especialista no assunto, então vou me ater as minhas crenças aqui, sejam elas machistas ou não. Acredito sim que o homem é capaz de conviver com um estupro, e que isso provavelmente irá torná-lo uma pessoa mais fria, cruel e calculista do que outrora. É uma dor fortalecedora.

Um estupro em uma mulher, é dilacerante para o espírito dela. É um violação de algo de que ela deveria escolher para quem ceder. De algo que é de uma intimidade cuja magnitude é inimaginável. Então é natural que elas se sintam muito mais indefesas e destruídas quando esse tipo de coisa acontece com elas. É uma dor destruidora.

- Ah! Isso torna as mulheres mais fracas que os homens! Aha!
- Pera aí cacete, não terminei.

Por outro lado, se um cara vem e estupra uma esposa. O impacto que isso tem na vida do marido é destroçante. Geralmente a primeira opção do cara é o suicídio. Não ser capaz de manter a dignidade da esposa(ou do parceiro em geral), o fere de tal forma que ele não hesitaria em terminar com a própria vida, ou se tornar um lunático e estuprar todos os outros criminosos existentes na face da terra.

Não sei se uma mulher seria capaz de aguentar ver o marido sofrer um estupro, mas de acordo com o status quo, acredito que sim(Meninas, me corrijam se eu estiver errado). Não é a questão de que a mulher é incapaz de manter a dignidade do marido, nem de que ela não tenha esse dever, mas geralmente elas procuram outras formas de fazê-lo que não sejam diretas e agressivas.

O estupro é um crime cometido para criar medo e controlar as massas. Homens, e mulheres terão suas dignidades destruídas e outras pessoas hesitarão em sair de casa conforme escutam as notícias.

Existem outras situações onde homens e mulheres se comportam similarmente, como na perda de entes queridos ou de amigos. Você vê pessoas chorando como se fossem crianças.

Beleza agora vamos apelar e vamos para as causas a história da coisa.

Rafael Albuquerque criou a capa por conta de uma das histórias da origem do Coringa. Para quem deseja ir mais a fundo, procure "The Killing Joke", que é o título em inglês da história. Em português foi traduzido para "A Piada Mortal". Em resumo, é a história da origem do príncipe do crime, onde ele já começa por cima mandando os nudes da Batgirl pro pai dela. Já deu pra sentir que ela já tem um trauma com o Coringa.

Existem uns quinhentos universos paralelos dos heróis. Não só na DC, como na Marvel também. E essa capa faz alusão a uma interpretação bem específica de uma história. Afinal, na referência, ela leva um tiro e supostamente fica paraplégica, e nessa interpretação ela ainda está de pé.

Uma das alegações feitas é de que todos os super heróis masculinos tem traumas que eles superam, e os femininos vivem estigmatizados por capítulos específicos. Até que ponto isso é verdade? Vamos fazer uma pequena lista aqui:
  • Batman: Traumatizado pela perda dos pais. Toda a sua vida é definida em torno desse evento.
  • Professor Xavier: Levou um teco do Magneto nas costas, Não superaria seu trauma nem se quisesse.
  • Wolwerine: Vive tentando descobrir o passado dele.
  • Arqueiro Verde(atual): Vive sua vida em torno da quase morte da Sarah
  • Vampira: Não pode ter contato com ninguém, e isso inclui fazer sexo.
  • Homem-Aranha(Universo da Mary Jane): A morte do tio Ben
Bom, tem mais um monte por aí que tem algum tipo de problema. Se você considerar que nesse post todo eu só citei Vampira e Batgirl, temos mais homens impotentes quanto a seus traumas do que mulheres.

Bom, vocês podem achar a capa ofensiva, mas façam isso pelas razões corretas, ao invés de ficar procurando argumentos que se encaixam justamente em guerra dos sexos. Mesmo os super heróis, são em grande parte, super humanos, apenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário