quarta-feira, 11 de março de 2015

Notícias Científicas #1

Bom, algumas vezes eu leio o ScienceDaily.com, e particularmente recomendo a todos que tem um conhecimento de inglês a lerem.

Essa reportagem me chamou bastante atenção especialmente porque lida com uma coisa que é muito importante, e outra que é uma área da matemática muito pouco explorada, mas quem iria prever que o cancêr pode avançar através de um padrão fractal?

O que a reportagem diz?

Existe uma associação geométrica a respeito do formato das células no momento de transição da normalidade para uma forma cancerígena. É um padrão geométrico conhecido como fractal.

O que é um fractal?

Fractal são estruturas geométricas as quais parecem que pedaços delas estão embutidas nelas mesmas. Um floco de neve por exemplo apresenta uma estrutura de fractal, que por sinal é conhecida por Curva de Koch.

Isso é interessante para a questão de exames. Se um médico observa uma célula cuja geometria possui tal padrão, existe propensão ao cancêr. Técnicamente esse exame consegue pegá-lo antes que ele se concretize, e assim iniciar um tratamento ainda mais antecipado. Os exames atuais, só são capazes de pegar o câncer depois que ele acontece.

Qual é o interessante aqui? A primeira parte é observarmos como a matemática aparece na natureza. Nesse caso, uma forma de geometria particular que já era até conhecida. A segunda parte é que mostra que a matemática não é inútil!

Infelizmente, nem antes, nem depois da transformação o padrão geométrico se mantém. Então os estudos a respeito da geometria celular nos mais variados casos continua, especialmente por causa dos formatos geométricos que as células apresentam durante a metástase do câncer.

Por hoje é só!

Nenhum comentário:

Postar um comentário