domingo, 22 de março de 2015

Hardcore Devel #9

Fala galera, prontos para desenvolver?

Hoje eu vou fugir um pouco do escopo natural do diário de desenvolvimento que eu costumo fazer e irei guiá-los por algo mais técnico. Vamos falar sobre instalação de Linux.

Se você ja usa o Linux, ignore esse post.

Não, eu não vou instalar tirar o Windows do seu computador.

Antes de falar sobre instalar o Linux, vamos falar um pouco sobre o que é o Linux e o porque instalá-lo. Afinal, deve existir uma razão pra essa coisa existir e ser usada por aí, correto?

Linux é um sistema operacional.

Isso definiria as coisa bem o suficiente se você souber o que é um sistema operacional.

Mas como a maioria não sabe, eu irei definí-lo de forma grossa. Você pode entender o sistema operacional como aquilo que faz a ponte entre você e a sua máquina. É o intérprete entre você, e um pedaço de metal com microcircuitos. É ele quem entende o que você está digitando e passa pra máquina fazer alguma coisa. Ele é o componente pensante que faz a máquina funcionar.

O Windows é um sistema operacional. Ele faz isso essa ponte pra você. Mas ele não é o único! O movimento do software livre surgiu em 1983, e com ele o sistema operacional GNU. E esse sistema, apesar de não ser nem físico, teve vários filhotinhos, e netos e bisnetos. Um desses filhos foi o Linux. Encabeçado por Linus Torvalds.

Já sabemos o que é o Linux. Mas porque instalá-lo? A razão é simples. O Windows é feito para leigos em computadores. Linux é feito para quem quer ser capaz de realmente mandar na máquina. Você consegue mexer em questões muito mais profundas com uma facilidade relativamente maior do que no Windows.

E como eu pretendo instalar o Linux sem tirar o seu Windows?

Bom, existem duas opções. Ou nós fazemos o que chamamos de dual-boot, ou então instalamos a VirtualBox.

E nós iremos nos ater a segunda opção.

A VirtualBox é uma caixinha virtual que simula uma máquina física. é como se você tivesse um computador dentro de um computador. Isso é meio um Computaception, mas funciona, e existe até uma explicação matemática sobre porque isso funciona, mas isso não vem ao caso.

Baixar a virtualbox parece complicado, mas não é. Basta você entrar em http://virtualbox.org ir na seção de Downloads que deve se encontrar na esquerda da página e baixar a versão para Windows Hosts.

Agora, se você me falar que não sabe como instalar alguma coisa no Windows eu vou falar que você está de sacanagem com a minha cara. Mas o processo é simples. Clique no executável e vá clicando em next/próximo, até o final. Marque as caixinhas que dizem que você leu a licença no meio do caminho e voilá.

Você vai precisar também de uma imagem de cd de uma distribuição Linux, eu particularmente usarei o Debian. E você pode achar as imagens minimalistas de CD nesse link: https://www.debian.org/distrib/netinst.

Na seção Small CDs or USB sticks, você seleciona o link onde se lê "i386". Isso porque a VirtualBox simula esse tipo de processador.

Agora você vai executar a VirtualBox de fato, e tudo o que você vai ver deve ser uma caixinha a minha caixinha tem várias máquinas virtuais ó:


Mas dá pra ver como é a cara dela, vocês vão clicar naquele circulo Azul onde está indicado "Novo" e aí irá começar o processo de criar uma nova máquina virtual.

A primeira coisa que ele vai perguntar pra você é qual é o tipo de sistema e qual versão. O tipo de sistema você irá marcar como Linux, e a versão é Debian. O nome fica a sua escolha, é mais pra você identificá-la mais tarde.

A próxima tela pergunta o quanto você vai querer que a sua máquina ocupe de memória RAM. Trabalhe com valores pequenos. 128mb é o suficiente para fazer um Linux funcionar e não vai ser um gargalo de memória para o seu Windows. Especialmente hoje que os pentes de memória mínimos são de 1GB.

Na próxima tela ele vai perguntar se você quer colocar um HD virtual. E você irá marcar a opção que diz "criar um disco rígido virtual agora".

Daí ele vai te perguntar qual é o tipo de disco virtual você quer usar. Eu particularmente uso o VMDK, pois ele é compatível com outros programas de virtualização(Não que eu vá usar outro), mas você pode usar qualquer um que você ache que tenha o nome mais bonitinho. Obviamente eles tem impacto na performance da sua máquina virtual, mas isso não faz diferença para uma máquina simples como a nossa.

Ele vai perguntar se você quer esse HD com dimensionamento dinâmico ou fixo. E você vai se perguntar, o que é isso?

Bom, um HD virtual é basicamente um arquivo que fica no seu computador. Um arquivo dinâmico vai crescer de tamanho, mas a VirtualBox não vai permití-lo ultrapassar o tamanho limite que você determinar. Um arquivo de tamanho fixo já vai ser criado de cara na sua máquina pesando aquilo tudo. A segunda versão causa menos impacto na performance da máquina virtual, mas pode detonar o impacto da sua máquina real. Então fique com a primeira.

Na próxima tela você dá um nome para o disco rígido, e diz o tamanho dele. O HD da sua máquina deve ter mais de 100GB mas para a nossa instalação, 1GB bastaria, porém vamos nos ater a 2GB.

Terminado isso, ele cria a máquina e ela vai estar naquela lista de máquinas, iguais as minhas. E daí você tem a sua máquina virtual. Agora você vai colocar nela o CD virtual do Debian que você baixou a pouco tempo. Para isso, selecione a máquina e clique na roda dentada naquela barra de ferramentas ao topo onde se lê "configurações".

Na tela que aparecer, selecione "Armazenamento" no menu da esquerda. Você verá que ele irá apresentar drive de CD na controladora IDE, e um HD na controladora SATA. Tudo virtual. Não é o seu drive de CD. Eu não sei nem se você tem um drive de CD. Clique ali no CD onde deve-se ler "vazio". Veja que o painel mudou um pouco a sua direita. Ali você vai clicar no icone de CD que tem no final de uma caixa onde se lê "IDE Secundário Master". Ele vai puxar uma lista da onde você vai selecionar o item "Selecione um arquivo de CD/DVD virtual". Vá até onde está a imagem do seu CD Debian e selecione-a.

Clique em OK, rode a sua máquina virtual e vá instalar o Debian rapaz! Essa parte eu vou deixar para você, já que você pode fazer isso sem se preocupar em danificar o Windows.

Na próxima a gente vai mais fundo em como instalar o Debian e em como usá-lo. Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário