domingo, 15 de março de 2015

Hardcore Devel #8

De volta ao projeto MinArena. Temos um servidor funcionando e um cliente funcionando! Agora o próximo passo é compilar o programa cliente para distribuição no Windows.

Aonde estamos e o que estamos fazendo agora a final de contas? O que ainda há de ser feito para que o projeto atinja um nível de finalização?

Note que a distribuição ainda em si não está perfeita. Ainda há muitas correções de falhas a se fazer mas a comunicação cliente e servidor acontece, e é ela que deve ser testada no momento. Queremos medir latências entre o comando do cliente e a resposta do servidor. Como a maioria das pessoas utiliza Windows, então a aplicação cliente deverá ser feita para o Windows!

Estamos aqui contando com o apoio da extensa documentação da Microsoft acerca do Visual Studio. Todo o material pode ser conferido aqui. Se você está utilizando o Visual Studio, e saca de inglês recomendo que você leia este documento também antes de lançar suas aplicações.

No momento estou criando um instalador para o jogo. Na verdade é até certamente incrível pensar como existem criadores de instaladores já embutidos no Windows. Se você digitar winKey+R você chama uma console pra um comando. Ali você pode chamar o iexpress.exe, que serve justamente pra você criar um instalador com tudo o que tem direito.

Existe também uma parceria com o Install Shield e o Visual Studio, mas eu precisava dar mais dados do que eu estava disposto a ceder, então não estarei adotando essa solução.

Existe até um tutorial de como utilizar o iexpress na própria documentação da Microsoft. Agora eu só preciso de uma máquina que eu tenha certeza que não possui as dlls para que eu possa testar a efitividade do instalador que eu gerei.

Ficamos por aqui, e logo teremos uma versão do cliente pronta para que as pessoa possam desfrutar de um jogo curiosamente curioso!

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário