domingo, 1 de março de 2015

Hardcore Devel #6

Olá galera! Bem vindos a mais um Hardcore Devel, onde você acompanha meus projetos de perto! Antes de começar eu gostaria de listar que eu estou basicamente envolvido com três projetos:
  1. Minimalist Arena (MinArena)
  2. Rpglogia
  3. RAthena Server
MinArena é o jogo que você já conhecem que as vezes é citado. Que deve estar ganhando um menu de seleção de personagens. Rpglogia é o nosso fórum que pode ser acessado em http://rpglogia.byethost24.com. E RAthena Server é um programa servidor para o jogo Ragnarok Online. Não me pergunte como ele apareceram, mas eles estão disponíveis, e é justamente sobre o RAthena que nós iremos falar hoje.

Esse não é um dos casos em que nós meio que reinventamos a roda pra fazer alguma coisa. Na verdade existe uma equipe trabalhando já sobre o RAthena, apesar do código estar aberto pelo github. Logo qualquer um pode gerar seu servidor hackeado de Ragnarok Online, apesar de não ser tão simples fazê-lo.

O legal da galera que fez o RAthena é que ele pode ser instalado tanto em um Linux ou em um Windows você pode hospedar o servidor em um Linux sem problema que o cliente no Windows vai continuar acessando perfeitamente.

Mas fazer o servidor funcionar tem sido um problema. Apesar do servidor ser muito menos complexo do que o jogo em si, sincronizar os dois tem sido um problema, mas eu continuo na luta para tal, mas o que diabos torna a configuração do servidor tão complicada assim?

Vamos lá, a configuração do servidor é feita através de muitos arquivos, e o cliente tem que ter as informações que possuem nos arquivos do servidor. Em especial, o endereço do servidor e a versão dos pacotes que estão sendo utilizados. Caso contrário o servidor simplesmente rejeitará a entrada do cliente.

O interessante sobre o projeto RAthena é você entender um pouco como o servidor de Ragnarok funciona. É muito curioso você ver todas as informações dos inimigos guardadas em um banco de dados hospedado em um MySQL.

Então como você faz para arranjar isso? Tem que compilar a coisa toda do fonte. Você pode baixar todo o código pelo github deles aqui: https://github.com/rathena/rathena. Se você não sabe como compilar, fique tranquilo pois o visual studio faz tudo para você. E fique tranquilo porque estamos em 2013 e agora o Visual Studio é gratuito! Finalmente o Bill Gates quer que as pessoas façam programas para o Windows.

Lembrando que você também irá precisar instalar um servidor de banco de dados MySQL.

Depois disso você precisa configurar um cliente. E aí que você começa a ver que a versão dos pacotes é um problema. Cada versão do ragnarok gerado pela galera independente utiliza pacotes diferentes para executar as ações dentro do servidor. Então começa a brincadeira de ter que escolher a versão do cliente que você vai baixar e escrever o arquivo de pacotes corretamente.

Bom, eu continuarei aqui tentando fazer o projeto funcionar para brincar um pouco, e quem sabe eu não chamo você para a brincadeira?

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário