quarta-feira, 18 de março de 2015

Ensinando

Fala galera. Quarta feira é o dia de relaxar. Então se você quiser, pode pular, pois aqui é basicamente um oásis para os guerreiros que andaram um tempo aí pelo deserto.

Ensinar é uma tarefa curiosamente maravilhosa. Especialmente no Brasil onde o professor não é valorizado. Muitos ainda se mantém na profissão pelo simples fato de gostarem. Nós não sabemos até aonde o ensino irá resistir seguindo dessa forma, mas sabemos que no momento, funciona assim.

Apesar de parecer algo extremamente tácito, existem sim, artigos acadêmicos sobre isso. Existem livros a respeito do ensino. Na verdade existe uma graduação inteira dedicada a isso que é a pedagogia, que devido a gigantesca bagagem burocrática acadêmica, é geralmente satirizada por quem nunca teve um mínimo de estudo a respeito disso.

Não eu não virei pedagogo.

Estou estudando sobre educação, até porque se um dia eu der aula, eu pretendo ser um bom professor. Existe um bocado de textos sobre essas coisas, mas quem veio dar suporte a pedagogia foi a psicologia com seus estudo mentais. Afinal, o processo de aprendizagem é um processo que ocorre dentro de nossas cabeças e geralmente ninguém sabe como é que funciona, nem mesmo nós.

Mas, algumas coisas que parecem antiquadas ainda funcionam e são utilizadas até hoje. Tome por exemplo o Behaviourismo, que é basicamente o estudo do comportamento e a mudança dele através dos estimulos ambientes. Quando você da aquele pedaço de carne pro seu cachorro quando ele aprende um truque, você está, consciente ou inconscientemente, valendo-se de conceitos comportamentais.

Algumas pessoas confrontaram isso. Especialmente porque essa teoria apenas englobava os fatores observaveis, que são os fenômenos e as ações. Achavam que a memória, motivação e outros fatores poderiam influenciar o processo de aprendizagem, como muitas vezes influenciam. Isso vai do princípio básico de se fazer qualquer coisa. Você geralmente precisa de um motivo, por mais subjetivo que ele seja. É o surgimento do Cognitismo ou Cognitivismo, ainda não achei o termo correto pra coisa.

E por fim, algumas pessoas acham que o conhecimento é construído por cada um. Cada um tem sua velocidade e constrói a sua realidade de acordo com os estímulos que recebe do mundo. Essa teoria é chamada de Construtivismo. Sendo a mais subjetiva das três, é relativamente difícil inferir alguma coisa, mas ainda não é totalmente descartável, visto que ela é a que mais se adequa a individualidade da forma de aprendizado das pessoas.

Em campo, essas teorias geralmente se complementam ao invés de se confrontarem. Há quem diga que o Cognitismo é um Behaviourismo aprimorado e que alguns elementos internos seriam capazes de explicar as mudanças de comportamento.

Mais curioso é alguém se esforçando pra ensinar como se ensina.

E se você acha isso estranho, e as pessoas que tentam aprender a aprender? O que você tem a dizer sobre elas?

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