sexta-feira, 6 de março de 2015

Dá o Play Macaco #6

De volta ao Brasil! Vamos pegar uma banda clássica que marcou a juventude de 1980, 1990!


Acredito que todos vocês conheçam Legião Urbana(Não é Religião Urbana).

Essa galera foi a banda de rock mais falads do Brasil inteiro durante aquele tempo, e ainda é uma das bandas de maior expressão quando se fala em rock nacional. Mesmo a banda já tendo acabado e o vocalista ja tenha falecido. Todo mundo já escutou pelo menos uma música deles, mesmo que nunca tenha descoberto isso.

O vocalista e homem de frente, Renato Russo, que era até mais poeta do que cantor, tinha começou com a banda "Aborto Elétrico" em conjunto com Dinho Ouro-Preto(Capital Inicial). Porém foi cada um pra um lado e resultou nessas duas bandas.

Legião Urbana é um rock nacional marcado pelo simples fato de ser como o rock era para ser. Simples. Não há nenhum grande virtuoso insturmentista solador que toca 555 notas por segundo. É tudo simples, geralmente com poucos acordes, poucas complicações, mas com um um gostinho sempre interessante, tipo aquela clássica:


A música é mais ou menos a mesma coisa o tempo inteiro, só com bastante verso e pequenas nuances. Como um vocal duplo em um ponto ou outro da música, uma firula ou outra no violão aqui ou ali, mas sem sair muito daquela linha reta que é a base da música. Não, isso não é ruim, isso é só o estilo de música deles.

Qualquer um que comece a tocar violão já deve ter tocado pelo menos uma música do Legião Urbana na vida. Eu já toquei, apesar de não lembrar mais de nenhuma.

Nenhuma outra banda de rock nacional fez tanto sucesso quanto essa, que ainda está no coração dos brasileiros da atualidade, que provavelmente contarão aos seus filhos e sobrinhos. Só temos de agradecer a Renato Russo e sua turma por terem feito músicas tão simples, mas tão interessantes.

Ah, um dos desafios da infância era decorar essa letra toda:


Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário