segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Uma Tabuleta

Olá. Hoje estaremos falando um pouco sobre tecnologia e dispositivos, mais especificamente tablets.

Tai algo que é relativamente complicado de usar. Ele é basicamente um celular com uma tela grande e um problema: Não serve pra fazer ligação telefônica. Então por que razões as pessoas compram tablets? Essa é a pergunta que estamos tentando responder nesse post, que por acaso está sendo digitado diretamente do meu tablet.

Note aqui que eu não estou falando do Kindle. Este é um dispositivo muito específico feito para fazer uma única coisa: Ler livros digitais. Ele é restritivo, ele não faz nada muito bem a não ser colocar letras na tela e salvar o seu progresso de leitura no livro. Isso rende a ele o poder de ter uma bateria extremamente duradoura, e ser frequentemente usado devido ao fato de ter um propósito bem definido.

Estou me referindo especificamente aos iPads e tablets. Eles não tem um objetivo bem definido. Se você quer uma coisa para se divertir ou trabalhar você simplesmente usa seu computador. Se você quer falar com alguém você usa o seu celular e se você quiser ler alguma coisa você usa o Kindle ou pega um livro. Então por que essa coisa continua sendo fabricada e as pessoas continuam comprando? Eu, particularmente, não sei.

Mas existe um fato pesando forte a favor dos tablets que é a portabilidade. Você pode levá-lo sem carregar muito peso e ter alguma coisa a mão para sua distração. Não é um computador, mas pode te ajudar se você estiver esperando sua consulta no consultório do médico. Não muito mais que isso pois a maioria deles não possui conexão 3g, então nada de redes sociais.

Devido ao fato do tablet não possuir conexão 24h, ele não pode ser considerado uma boa ferramenta social. Qualquer função portátil dele deve ser uma solução offline, o que não é interessante para a nossa atualidade onde tudo está conectado com a internet. Então nosso movimento natural é pensarmos em leitura.

Veja bem, ele é uma boa ferramenta de leitura, mas não é um Kindle. Ainda assim é um excelente quebra galho, podemos dizer que como um leitor de e-books ele está o.k. mas ele não é otimizado para isso, então esteja pronto para carregar a bateria do seu tablet todo o dia. Mesmo que você vá apenas ler livros.

Mas ele parece ser uma excelente ferramenta de estudo, bem como uma excelente agenda. Isso devido ao fato da interação com ele ser através do toque na tela. Estou estudando mandarim através do tablet e eu posso estudar quando eu quiser devido a portabilidade dele. Meu tempo ocioso no ônibus agora se tornou um pouco mais produtivo.

A experiência está sendo interessante mas ainda não acredito ter encontrado o propósito dos tablets. Continuarei usando o meu esperando descobrí-lo. Até lá, para os usuários, procurem o aplicativo Sword Slash, e para quem quiser estudar chinês eu estou usando o Chineseskill. Ambos necessita, de conhecimento em inglês para serem usados.

Fiquem ligados para mais aventuras com a tecnologia.

Um comentário:

  1. Só pra corrigir um detalhe, o kindle serve pra ler, marcar o seu progresso de leitura, criar marcações nos textos lidos e até mesmo anotações o que facilita se você estivar estudando por um livro no kindle, sem contar que é fácil navegar entre anotações e marcações feitas, as vezes até mais fácil que num livro :P

    Sem contar que a tela dele não tem brilho de dia, significa que você pode usá-lo para leitura até mesmo na praia ou à beira da piscina, além disso, modelos como o paperwhite têm uma luz que permitem que você leia à noite sem precisar deixar a luz do quarto/abajur aceso enquanto isso, perturbando a pobre criatura que gostaria de dormir ao seu lado.

    Ok, encerro minha propaganda gratuita do kindle por aqui.

    ResponderExcluir