terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Polêmica #1

A polêmica de hoje é: Segregação.

Fica feio a gente falar assim né? Segregação. Parece que a gente ta separando o joio do trigo. Os puros dos impuros. Ou qualquer coisa do tipo. Quando falamos sobre segragação em um aspecto social isso também parece soar ainda mais cruel. Parece que estamos separando os pobres dos ricos! Que errado! Errado?

Segregação é um processo feito naturalmente pelos seres humanos. Segregar coisas significa basicamente agrupá-las distintamente, Quase como colocar essas coisas em caixas separadas. O elemento que entra em uma caixa jamais poderá entrar em outra. Copos são copos, Mortadelas são mortadelas. Não faz sentido colocar mortadelas em uma caixa com o dizer "Copos".

Sim, nós segregamos. Nós agrupamos coisas com características peculiares para poder fazer inferências sobre as coisas sem precisar saber muito sobre elas. Se você rapidamente reconhece uma mortadela, você já tira rapidamente conclusões sobre aquilo. Tem aquele formato curioso, é gostoso de comer, é o menos nobre dos frios, é o mais barato dos frios, defumada fica melhor(ou não), etc.

A brincadeira aqui, é que você geralmente tem o processo inverso da coisa também: Se você reconhece algo que é gostoso de comer, é barato, tem aquele gosto peculiar, então é mortadela. Em outras palavras, se parece com mortadela, tem gosto de mortadela, então é mortadela. Faz sentido não? Se uma pessoa, aje como homossexual, fala como homossexual, então ela é homossexual.(Assumindo que todos os homossexuais tenham um mesmo jeito de agir e de falar).

- Ah! Mas nós não devemos simplesmente dizer que uma pessoa é homo, só pelo jeito que ela anda e fala!

Isso pode ser verdade, mas eu pergunto a você quantas vezes você utilizou esse tipo de julgamento e você estava certo no final. O grande lance é que esse tipo de raciocínio funciona muitas vezes. Você com pouca informação sobre uma determinada coisa rapidamente consegue inferir o que é. Nós segregamos as coisas, justamente para podermos fazer inferências sobre o mundo ao nosso redor, é um processo natural, é a forma padrão racional de resolver as coisas. Trabalhamos testando poucas hipóteses. Se possível, uma de cada vez.

Segregamos em muitos aspectos. Segregação de gênero(homem x mulher), grau(bacharel, mestre, doutor), ocupação(engenheiro, escritor), etc. Muitos dizem que segregar é errado. Na minha honesta opinião, é algo perfeitamente aceitável e natural, e até necessária. É uma das nossas mais poderosas artimanhas de inferência lógica sobre o mundo.

Segregação não é apenas separar os pobres dos ricos. O verbo significar separar. Separar coisas é normal. Separar-se das coisas também é normal. Os grupos sociais não se formam por uma causa de ódio místico pelas outras pessoas, mas sim porque é natural que pessoas que gostem de uma mesma coisa A se juntem e formem seu próprio grupo que não tem nada a ver com a pessoas que não gostam da coisa A. Isso não significa que você não possa fazer parte do grupo que gosta da coisa B! Talvez haja algum impecilho lógico que não permita, como uma pessoa não poder torcer para dois times simultâneamente: "Ou é Flamengo ou é Cruzeiro".

Segregar é permitido. Apenas não transgrida as leis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário